INPE Assina Carta de Intenção com UANL (México)

Olá leitor!
 
Segue abaixo uma interessante notícia postada no dia (22/02) no site do “Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)” informando de que este instituto assinou recentemente uma ‘Carta de Intenção’ com a  ‘Universidade Autônoma de Nuevo León (UANL)’ do México, tendo como objetivo colaborar com uma carga útil de um satélite científico e em atividades conjuntas de pesquisa e intercâmbio de alunos e professores.
 
Brazilian Space
 
NOTÍCIAS
 
INPE Assina Carta de Intenção com UANL (México)
 
Por INPE
Publicado: Fev 22, 2021
 
São José dos Campos-SP, 22 de fevereiro de 2021 
 
O objetivo dessa união é que ambas as instituições colaborem na carga útil de um satélite científico e em atividades conjuntas de pesquisa e intercâmbio de alunos e professores.
 
Para contribuir com o processo de consolidação e internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Astrofísica Planetária e Tecnologias Afins da Faculdade de Ciências Físico-Matemáticas (FCFM), a Universidade Autônoma de Nuevo León (UANL) firmou protocolo de intenções com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
 
O documento acertado pelo Reitor da UANL, Rogelio Garza Rivera, e pelo Diretor do INPE, Clezio De Nardin, constitui o primeiro passo para a formalização de um plano de cooperação que permitirá a constituição de um grupo de trabalho interinstitucional.
 
Graças a esta aliança, cientistas de ambas as instituições irão interagir de forma coordenada na concepção e construção de instrumentação científica, em ações de formação técnica e na realização de campanhas de observação, especialmente dirigidas à área da aeronomia.
 
O Dr. Eduardo Pérez Tijerina, coordenador do Programa Universitário para o Desenvolvimento da Astrofísica e Ciências Espaciais da UANL, explicou que a aeronomia, enquadrada na intersecção entre a geofísica e a meteorologia, é a ciência que estuda a composição e propriedades físicas e químicas da camadas superiores de atmosferas planetárias.
 
Na Terra, a alta atmosfera começa 70 km acima do nível do mar, algumas dezenas de quilômetros abaixo da borda do espaço sideral.
 
O crescente interesse da comunidade científica internacional pelos fenômenos anômalos típicos da aeronomia equatorial e de baixa latitude tem permitido ao INPE se posicionar como referência mundial nesta linha de pesquisa desde 1960.
 
Além de promover a mobilidade acadêmica de alunos e professores, o protocolo também prevê o desenvolvimento e operação compartilhada de um conjunto de sondas eletrostáticas que farão parte da carga útil do Satélite de Pesquisa da Atmosfera Equatorial (EQUARS, sigla em Inglês).
 
Este pacote de instrumentos será orientado para realizar medições in situ de parâmetros intrínsecos de elétrons que estão em torno de 600 km de altitude, para determinar a ocorrência e distribuição de irregularidades que podem afetar os sistemas de telecomunicações e localização de satélites, recursos cruciais na sociedade tecnológica atual ”.
 
Eduardo Pérez TijerinaCoordenador do Programa Universitário de Desenvolvimento da Astrofísica e Ciências Espaciais da UANL
 
 
 
 
Fonte: Instituto nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) - http://www.inpe.br 
 
Comentário: Pois é leitor, esta parece ser uma interessante cooperação internacional que o INPE está planejando com essa universidade mexicana, muito legal mesmo essa iniciativa, tomara que realmente se concretize e venha render frutos.

Comentários