AEB e INPI Promovem Parceria Para Levantamento de Patentes da Área Espacial

Olá leitor!
 
Segue abaixo uma nota postada no dia (05/03) no site da “Agência Espacial Brasileira (AEB)” informando que esta Agência em conjunto com o “Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)” promoveram parceria para levantamento de Patentes da Área Espacial. 
 
Brazilian Space
 
AEB e INPI Promovem Parceria Para Levantamento de Patentes da Área Espacial 
 
Iniciativa busca contribuir no projeto de mapeamento de tecnologias de interesse para o setor espacial
 
Coordenação de Comunicação Social - CCS 
Publicado em 05/03/2021 - 10h28 
Atualizado em 05/03/2021 - 17h35 
 

A Agência Espacial Brasileira (AEB) e o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) iniciam um levantamento de documentos de patentes ligadas ao setor espacial. A iniciativa permitirá a identificação das tecnologias e as instituições brasileiras ou internacionais que depositaram patentes de interesse para o setor espacial, em bancos de patentes do Brasil e do exterior. Essa ação colaborará com o Projeto MapTec, no mapeamento e avaliação de tecnologias espaciais brasileiras.
 
A diretora interina de Inteligência Estratégica e Novos Negócios da AEB, Michele Melo, explica que a cooperação pode gerar o levantamento de subsídios para melhor definição de políticas públicas voltadas para inovação na área espacial, o mapeamento tecnológico via patentes e um estudo comparado da tecnologia espacial, sob o ponto de vista da classificação de tecnologias de patentes e espaciais. 
 
Ainda de acordo com a diretora, “o projeto tem como base uma correlação entre as classificações hierárquicas da tecnologia espacial e as classificações de patente”. Para a AEB, o estudo trará importantes elementos descritivos de maturidade tecnológica, envolvendo, principalmente, sistemas e processos de produção industrial voltados para o setor espacial.
 
O estudo, entre o INPI e a AEB, teve início no ano passado e, neste ano de 2021, será produzido um relatório detalhado sobre as principais descobertas e conclusões. Além da parceria com o INPI, a Agência Espacial, juntamente com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), desenvolverá um sistema de banco de dados para coleta e suporte às informações obtidas pelo MapTec. 
 
INPI Também Registrou a Marca AEB 
 
A Agência também recebeu o registro da marca pelo Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI). A iniciativa assegura maior proteção para o uso da marca da autarquia, evitando que terceiros utilizem sua imagem de maneira indevida. Além disso, a ação garante penalização, evita problemas judiciais e abre a possibilidade de exploração de produtos da AEB. 
 
Saiba mais aqui. 
 
Sobre a AEB 
 
A Agência Espacial Brasileira, órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia vinculada ao MCTI, responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. 
 
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial. 
 
 
Fonte: Agência Espacial Brasileira (AEB) - http://www.aeb.gov.br

Comentários

  1. Essa agência é de brinquedo mesmo. Estou tirando do papel um espaço interativo de ciências com a temática de uma viagem a Marte, de forma a colocar a criançada pra aprender a programar e, quem sabe, mudar suas vidas. Pois bem, a NASA me deu autorização para expor sua logomarca e insígnias, já a AEB não. Resultado: ao invés de trabalhar no imaginário da criançada o desejo de trabalhar no nosso programa espacial, vamos criar nelas o desejo de irem trabalhar na NASA.
    E o pior é que nós pagamos pra essa agência existir....

    ResponderExcluir

Postar um comentário