Operação São Lourenço - Mais Uma Etapa Superada

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (28/08) no site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), destacando que o Ensaio Dinâmico de Aceitação (EDA) do SARA Suborbital 1 (Satélite de Reentrada Atmosférica) foi concluído pelo instituto com sucesso.

Duda Falcão

Operação São Lourenço -
Mais Uma Etapa Superada

Publicada em 28/08/2015 - 12:21
Atualizada em 28/08/2015 - 12:25

O Ensaio Dinâmico de Aceitação (EDA) do SARA (Satélite de Reentrada Atmosférica) foi concluído com sucesso. No ensaio foi avaliado o desempenho do sistema com um teste integrado das redes elétricas do SARA com seu Banco de Controle. O ensaio bem sucedido foi realizado na Divisão de Integração e Ensaios (AIE) e acompanhado pelas equipes das divisões de Sistema Espaciais (ASE), Propulsão Espacial (APE), Eletrônica (AEL) e Empresas contratadas no projeto.

O SARA será lançado a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), durante a Operação São Lourenço, que está programada para o período de 13 de outubro a 7 de novembro do corrente.

O Instituto agradece o empenho e o comprometimento, e parabeniza a todos por mais uma etapa vencida.



Fonte: Site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)

Comentário: Bom, bom, bom, muito bom mesmo, excelente notícia e a cada dia nos aproximamos desta tão esperada e sonhada operação de lançamento do primeiro protótipo suborbital desta cápsula espacial não tripulada brasileira para experimentos científicos e tecnológicos em ambiente de Microgravidade. Um sonho sendo realizado com grande atraso, não resta dúvida disso, mas que temos esperança seja exitoso, para que assim quem sabe obtenha o apoio necessário para que as suas três próximas fases (uma suborbital e duas orbitais) sejam desenvolvidas com o dinamismo esperado para um projeto como este, e não com a morosidade e falta de compromisso que marcou o desenvolvimento do primeiro protótipo. Avante SARA Suborbital - 1.

Comentários

  1. Avante SARA!

    Agora descobri, a bateria fica na frente! Será que a versão orbital terá coletores solares??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Everton!

      Não tenho essa informação. Na verdade se quer vi até hoje qualquer concepção artística do SARA Suborbital II, quanto mais algo relacionado com as versões orbitais.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  2. Respostas
    1. E eu não o culpo por isto Rodrigo, afinal tens razões de sobra para não acreditar, mas dessa vez tudo leva a crer que vai ser lançado finalmente. O problema agora é a continuidade do projeto, e ai é que a coisa pega, pois como sabemos, não há compromisso nenhum por parte desses energúmenos.do desgoverno da "DebiOgra".

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário