Começa Hoje (29/08) a Temporada de Superluas Cheias

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota da postada ontem (28/08) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB), destacando que começa hoje a temporada de Superluas cheias.

Duda Falcão

Começa Amanhã (29) a
Temporada de Superluas Cheias

MCTI


Brasília, 28 de agosto de 2015 – Ocorre amanhã (29) a primeira Superlua do ano. Por ocasião da Lua Cheia, o satélite natural da Terra se destaca mais do que o normal, com o disco inteiramente iluminado pelo Sol. O fenômeno ocorre com a aproximação entre a Lua e a Terra. Esse formato de ocorrência já foi registrado este ano em três oportunidades durante a Lua Nova, nos meses de janeiro, fevereiro e março.

O astrônomo Carlos Veiga, do Observatório Nacional (ON), do Rio de Janeiro, explica que o fenômeno ocorre com a máxima aproximação da Terra, ou seja, quando o ponto de órbita da Lua está mais perto da Terra. Isso resulta da órbita da Lua ser levemente elíptica, e em algumas ocasiões ficar mais perto (perigeu) ou mais distante (apogeu) do nosso Planeta.

“Então, esse movimento de afastamento e aproximação dá o que chamamos de diâmetro aparente da Lua, quando o seu disco parece maior visto da Terra”, explica. “Portanto, o que se chama de Superlua é um acontecimento natural e todos esses fenômenos, como também a Lua Vermelha, estão ligados à distância entre a Terra e a Lua, quando esses pontos celestes estão mais perto ou mais longe”, reforça.

O pesquisador da Coordenação de Astronomia e Astrofísica do ON lembra que amanhã (29), às 15:36:15hs, a Lua estará a uma distância de 358.568  quilômetros da Terra. A distância máxima do satélite é de 406.400 quilômetros. “Veja que essa distância, de aproximação e afastamento varia muito, cerca de 47.800 quilômetros”, ressalta. O melhor horário para observação é das 19h às 22h.

“A Lua estará verdadeiramente um pouco maior em termos de área e mais brilhante, isso é verdade, porque está mais perto de nós”, diz também o astrônomo Eugênio Reis, do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), também no Rio de Janeiro.  Ele esclarece, no entanto, que o termo Superlua não veio da Astronomia, tendo maior significado para a Astrologia.

A próxima Superlua será em 28 de setembro. A próxima data no calendário lunar é considerada de maior importância para a Astronomia, quando também ocorre o Eclipse Lunar. “É quando a Lua passa pela sombra da Terra. Existem coisas que se pode estudar e trabalhos que podem ser feitos durante o eclipse, além de ser um espetáculo muito bonito e que estimula imaginação e a curiosidade pela astronomia”, observa o Reis.

No dia 27 de outubro ainda ocorre a menos interessante e a última das três Superluas, em fase de Lua Cheia deste ano.


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentários