Boletim do ARM Climate Research Facility, dos EUA, Destaca Parceria Com Brasil no GoAmazon

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (26/08) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), destacando que Boletim do ARM Climate Research Facility, dos EUA, destaca parceria com Brasil no GoAmazon.

Duda Falcão

Boletim do ARM Climate Research Facility,
dos EUA, Destaca Parceria Com
Brasil no GoAmazon

Quarta-feira, 26 de Agosto de 2015

Em artigo sobre a campanha GoAmazon, realizada ano passado e neste ano, em Manaus e arredores, a última edição do Boletim do ARM Climate Research Facility, do Departamento de Energia dos Estados Unidos, destacou como fundamental o apoio científico brasileiro com mais de 100 instrumentos em solo, incluindo o radar do Projeto Chuva, coordenado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). A campanha internacional teve como objetivo avaliar o impacto da poluição no ciclo de vida de nuvens, na formação de nuvens de tempestades, no balanço da radiação e no clima da região amazônica. Foram coletados durante a campanha cerca de 16 terabytes de dados.

Instituições de pesquisa de diversos países participaram do GoAmazon, que contou com medidas realizadas em solo, associadas a outras obtidas com sobrevoos de duas aeronaves, uma do ARM, o Gulfstream-1 (G-1), e outra da Alemanha, o HALO (High Altitude and Long Range Aircraft). Para a matéria, além de cientistas dos Estados Unidos, foram entrevistados os pesquisadores Luiz Augusto Machado, do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do INPE e coordenador do Projeto Chuva, e Raquel Albrech, na época pesquisadora do CPTEC/INPE, atualmente da USP, envolvida no GoAmazon com uma pesquisa sobre relâmpagos.




Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários