Pesquisador Brasileiro Participa de Missão Espacial de Centro da NASA e Acompanhará o Lançamento do ITASAT-1 na Califórnia.

Olá leitor!

Dr. Ivan Gláucio Paulino Lima
Recebi hoje pela manhã um comunicado do Dr. Ivan Gláucio Paulino Lima (pesquisador brasileiro ligado ao “Ames Centro de Pesquisa da NASA”), informando que a “Missão Espacial PowerCell”, da qual ele é o “Science Co-I”, será lançada na próxima segunda-feira, dia 19/11, pelo mesmo foguete Falcon-9 da SpaceX que lançará o nosso nanosatélite ITASAT-1.

Segundo o Dr. Ivan Paulino, a “Missão Espacial PowerCell” é uma parceria entre a NASA e a DLR (agência espacial alemã), onde se pretende testar os efeitos de diferentes níveis de gravidade em experimentos biológicos.

O lançamento desta missão está marcado para ocorrer às 10:30, hora local, do dia 19/11 no Centro de Lançamentos da Base de Vandenberg, na Califórnia (EUA)

Veja agora abaixo leitor uma animação da integração dos satélites e deployment no espaço:


O Dr. Ivan Paulino informou também que, este novo voo do foguete Falcon 9 da SpaceX, levará ao espaço, além desta missão americana e do nosso nanosatélite ITASAT-1, outros 63 microssatélites e cubesats e que ele já se encontra  em contato com o Prof. Dr. Loures da Costa (gerente do Projeto ITASAT-1) para que eles possam se encontrar na ocasião do lançamento, e aproximadamente 20 minutos após este lançamento, assistirem juntos o pouso do primeiro estágio do foguete.

“Será a segunda vez que a SpaceX realizará um pouso em Vandenberg, mas a primeira a retornar um foguete que completará 3 viagens ao espaço. Ou seja, se tudo ocorrer conforme o planejado, será um milestone para a SpaceX também”, finaliza o Dr. Ivan Paulino.

Para quem ainda não sabe, vale lembrar  que o Dr. Ivan Gláucio Paulino Lima é Coordenador de Educação do Consórcio Garatéa e cientista pesquisador do “Blue Marble Space Institute of Science”, além de já ter feito parte da Associação de Pesquisa Espacial da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Segue abaixo leitor mais informações sobre a “Missão Espacial PowerCell” e algumas imagens durante o preparo dos experimentos.

Duda Falcão





Comentários