Parte de Plano Lunar, Nanosatélite Brasileiro Que Teve Seu Lançamento Adiado Ontem, Será Lançado dos EUA Nos Próximos Dias

Olá leitor!

Segue abaixo uma interessante notícia publicada ontem (19/11) no site do Sputnik News Brasil destacando que o nanosatélite brasileiro ITASAT-1 que teve seu lançamento adiado ontem, faz parte de plano para o desenvolvimento da fantástica sonda lunar brasileira “Garatéa-L.”.

Duda Falcão

BRASIL

Parte de Plano Lunar, Satélite Brasileiro
Será Lançado de Base dos EUA (VÍDEO)

Sputnik News Brasil
19/11/2018 - 15:11

© Foto : Divulgação / Agência Espacial

Um nanosatélite de baixo custo desenvolvido no Brasil deverá ser lançado nos próximos dias de uma base na Califórnia, nos Estados Unidos, no que deverá representar um passo a mais nos planos do país em levar um satélite à Lua.

Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo desta segunda-feira, o Itasat-1 – desenvolvido pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e base tecnológica para a missão lunar Garatéa-L – será levado a bordo de um foguete Falcon 9, da SpaceX.


Do tamanho de uma caixa de sapato, o nanosatélite brasileiro levará consigo outros instrumentos desenvolvidos pelo Brasil, como um transponder de coleta de dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e um receptor GPS criado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em parceria com o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE).

O foguete Falcon 9, da SpaceX, levará um total de 64 satélites de 17 países ao espaço, a uma órbita de 600 km de altitude ao redor da Terra. De acordo com a Folha, 3 de cada 4 satélites embarcados são de origem privada, não-governamental, e entre os participantes do lançamento há desde a poderosa NASA até um grupo de estudantes de ensino médio.

A decolagem do Falcon 9 deveria ocorrer nesta segunda-feira, na Base Vandenberg da Força Aérea dos EUA, na Califórnia, mas acabou adiada. A expectativa é de que o lançamento ocorra nos próximos dias.


Fonte: Site Sputniknews Brasil - http://br.sputniknews.com/

Comentários