Foguete Intermediário é lançado do CLA Como Exercício Para o VS-30

Olá leitor!

Segue uma matéria publicada hoje (28/11) no jornal “O Estado do Maranhão”, destacando que o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) lançou na tarde de ontem com sucesso mais um Foguete de Treinamento Intermediário (FTI), dentro das atividades previstas para a “Operação Mutiti”.

Duda Falcão

GERAL

Foguete Intermediário é lançado do CLA
Como Exercício Para o VS-30

Atividade faz parte da Operação Mutiti, que foi iniciada no último dia 19; o
lançamento foi um apronto para o foguete VS-30, que será lançado dia 05/12

O Estado do Maranhão
28/11/2018

Foto: Divulgação
ALCÂNTARA - Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realizou, na tarde de ontem, o lançamento de um Foguete de Treinamento Intermediário (FTI), dentro das atividades previstas na Operação Mutiti, iniciada no último dia 19. O veículo alcançou 52 quilômetros de altura e percorreu 82 quilômetros até o ponto de impacto em alto mar. O lançamento foi um apronto para o foguete VS-30, que deve ser lançado a partir da próxima quarta-feira (05/12).

Executada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), a Operação Mutiti tem por objetivo principal lançar e rastrear o Veículo de Sondagem VS-30 V14, com a carga útil PSR01. O lançamento dá continuidade ao Programa Nacional de Atividades Espacial (PNAE), em coordenação com a Agência Espacial Brasileira (AEB), sendo conduzido pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE).

O VS-30 que será lançado é o 14° de sua série, fabricado para ser testado em voo. Ele já foi lançado outras 13 vezes, tendo sido as duas primeiras no CLA, e a última em um centro de pesquisa e lançamento de foguetes na Suécia, em 2016. A carga útil, denominada PRS-01, contará com cinco experimentos brasileiros, complexos e multidisciplinares, sendo dois do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), um do Instituto de Estudos Avançados (IEAV) e dois do IAE.

MUTITI

A Operação Mutiti também apoia projetos de diferentes organizações de ensino, pesquisa e desenvolvimento na realização de experimentos científicos e tecnológicos, em voos suborbitais. Ainda, favorece a manutenção da operacionalidade, tanto do CLA quanto do Centro de Lançamento Barreira do Inferno (CLBI), proporcionando treinamento às diversas equipes envolvidas, e o teste dos diferentes sistemas para operações futuras. O CLBI será utilizado como estação remota, tanto para o rastreio do veículo quanto para a coleta e transmissão de dados da carga útil PSR- 01.

“O lançamento do VS-30 V14, a partir do CLA, se mostra de grande importância não só para o desenvolvimento das atividades científicas e tecnológicas do país, por contar com diferentes experimentos embarcados na carga-útil PRS-01, mas ainda por demonstrar a plena capacidade e potencialidade do Centro de Lançamento de Alcântara para suportar e sediar operações complexas e que requeiram infraestrutura diferenciada de acesso ao espaço”, explica o coordenador-geral da Operação Mutiti, coronel aviador Lester de Abreu Faria.

LANÇAMENTO

Antes do lançamento do VS-30 V14, será lançado um Foguete de Treinamento Intermediário (FTI), dotado de uma carga útil que tem a finalidade complementar de treinamento, verificação e aprovação de todos os meios de lançamento e de rastreio. “A Operação Mutiti é a quinta realizada no ano de 2018 no CLA. Todos os meios operacionais foram testados e preparados para, mais uma vez, realizarmos com total segurança e sucesso o lançamento e rastreio do veiculo VS30 V14”, afirma o diretor do CLA, coronel engenheiro Luciano Valentim Rechiutti.


Fonte: Jornal O Estado do Maranhão - pág. 05 - 28/11/2018

Comentário: Pois é leitor, o Blog BRAZILIAN SPACE esta torcendo muito para que tudo esteja ocorrendo dentro dos conformes, principalmente na área de inteligência e segurança desta missão. Vamos fazer corrente positiva leitor, para que tudo assim possa sair dentro do esperado. Saravá meu pai. Aproveitamos para agradecer ao leitor Edvaldo conqueiro pelo envio desta notícia.

Comentários