Curso de Eng. Elétrica da UnC de Canoinhas-SC Promove 1º Torneio de Lançamento de Foguetes

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria publicada dia (21/11) no site do “Jornal J+ - Jornalismo Digital” de Canoinhas-SC, destacando que o Curso de Eng. Elétrica da Universidade do Contestado (UnC) promoveu o 1º Torneio de Lançamento de Foguetes.

Duda Falcão

Home - Destaque

Curso de Eng. Elétrica Promove
1º Torneio de Lançamento de Foguetes

Os foguetes desenvolvidos com propulsão a ar comprimido e água
visaram o maior deslocamento horizontal em linha reta

J+ Jornalismo Digital
21 de novembro de 2018

Fotos: Divulgação
Participantes do evento.

Ocorreu no sábado, 10, no núcleo de Marcílio Dias da Universidade do Contestado (UnC), em Canoinhas, o 1ᵒ Torneio de Lançamento de Foguetes do curso de Engenharia Elétrica da Universidade. A competição envolveu acadêmicos dos cursos de engenharia e estudantes do ensino médio.


Os foguetes desenvolvidos com propulsão a ar comprimido e água visaram o maior deslocamento horizontal em linha reta. Premiou-se também o quesito tecnologia, principalmente na forma de acionamento dos foguetes.

Os principais prêmios foram um tablet, kit robótica, minidrone, multímetro digital, kit eletrônica e livros.

O professor Marcos Paulo Hirth, coordenador do curso de Engenharia Elétrica da UnC, destaca que eventos de extensão como esse permitem uma competição saudável entre acadêmicos e também alunos do ensino médio, despertando o interesse para áreas tecnológicas. Além disso, o estímulo para o desenvolvimento dos foguetes, buscando alcançar os primeiros prêmios de cada categoria, contou com a inserção de dispositivos que permitem automatizar o lançamento do foguete. “Isso possibilitou que tivéssemos diversos tipos de acionamentos elétricos e eletrônicos desenvolvidos tanto pelos acadêmicos quanto pelos alunos do ensino médio”, destaca Hirth.

Já o professor Leonardo Peters, qual coordenou o evento, comenta que a organização de todo o torneio foi realizada pelos acadêmicos na disciplina de Gerência de Projetos, da 8ª fase do curso de Engenharia Elétrica, visando uma prática que transcendesse a sala de aula e com integração à comunidade.

ASSISTA AO LANÇAMENTO DE UM DOS FOGUETES


OS PREMIADOS

CATEGORIA ENSINO MÉDIO

1ᵃ Colocação: Estevão Bileski e Luis Felipe Bosse
2ᵃ Colocação: Rian Silva, Vinicius Hoffmann e Elizer Vieira
3ᵃ Colocação: Gabriel Martines Schveiczvski

CATEGORIA ENGENHARIAS

1ᵃ Colocação: Gabriel Batschauer, Lucas Ruppel e Miguel Rohrbacher
2ᵃ Colocação: Bruno Barros, Amanda Wossgrau Rautemberg e Tiago Willian
3ᵃ Colocação: Willian Ramthun e Elian Ramthun

PRÊMIO TECNOLOGIA

Equipe: Rian Silva, Vinicius Hoffmann e Elizer Vieira
· Destaque para o desenvolvimento do acionamento via controle remoto

Equipe: Gabriel Batschauer, Lucas Ruppel e Miguel Rohrbacher
· Destaque para o acionamento via sistema em nuvem, viabilizando o lançamento do foguete através de qualquer dispositivo conectado à internet, independente da localização


Fonte: Site do Jornal J+ Jornalismo Digital - http://jmais.com.br

Comentário: Pois é leitor, muito interessante essa iniciativa do núcleo de Marcílio Dias da Universidade do Contestado (UnC) em Canoinhas-SC, cidade que se intitula como a capital mundial da Erva Mate. Já Marcilio Dias é o povoado mais antigo de Canoinhas e se localiza a seis quilômetros do centro desta cidade catarinense. Por sua vez a Universidade do Contestado (UnC) é uma Universidade Comunitária mantida pela “Fundação Universidade do Contestado” com campus espelhados por seis cidades catarinenses, são elas Mafra, Canoinhas/Marcilio Dias, Curitibanos, Concordia, Rio Negrinho e Porto União. O Blog BRAZILIAN SPACE parabeniza o Curso de Eng. Elétrica do núcleo de Marcílio Dias da Universidade do Contestado (UnC) por esta iniciativa, e espera que representantes deste curso possam participar em Curitiba-PR do Festival Nacional de Minifoguetes em 2019, se não ainda como competidores, pelo menos como observadores, onde poderão trocar experiências e aprender muito com os presentes. Sucesso a todos vocês.

Comentários