Comandante da FAB Entrega Ordem do Mérito Aeronáutico a Diretor-Geral da ABIN

Olá leitor!

Segue abaixo uma significante nota postada dia (22/11), no site da Força Aérea Brasileira (FAB), destacando que o Comandante da FAB entregou a Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA) ao Diretor-Geral da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN).

Duda Falcão

HOMENAGEM

Comandante da FAB Entrega Ordem do
Mérito Aeronáutico a Diretor-Geral da ABIN

A condecoração ocorreu durante cerimônia no Gabinete do Comandante da Aeronáutica

Por Tenente Carlos Balbino
Revisão: Major Alle
Edição: Agência Força Aérea
Publicado: 22/11/2018 - 17:50

Fotos: Sargento Bruno Batista/CECOMSAER

O Comando da Aeronáutica realizou, nesta quinta-feira (22/11), uma cerimônia para a entrega da Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA) ao Diretor-Geral da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Janér Tesch Hosken Alvarenga. A solenidade, realizada no Gabinete do Comandante da Aeronáutica, contou com a presença do Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, além de integrantes do Alto-Comando, oficiais-generais da FAB, pelo Secretário-Executivo do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, General de Divisão Valério Stumpf Trindade e pelo Chefe de Gabinete do Diretor da ABIN, Paulo Roberto Moreira.

Janér Tesch foi agraciado com a OMA no Grau Comendador. Além da condecoração, o oficial de inteligência recebeu das mãos do Comandante da FAB um diploma.


“Entendemos que essa homenagem é de extrema relevância pelo serviço que você tem prestado ao país. O trabalho de inteligência realizado na ABIN nos últimos anos tem sido de fundamental importância e nós temos que valorizar cada vez mais isso”, afirmou o Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato ao saudar o agraciado.

Ao agradecer o reconhecimento, o Diretor-Geral da ABIN ressaltou que a condecoração reflete o trabalho da equipe da Agência Brasileira de Inteligência no desempenho de serviços e de inúmeras tarefas que foram possíveis devido à parceria que existe entre a ABIN e a Força Aérea.

“Há dois anos tento estar presente na cerimônia do Dia do Aviador e não consigo por incompatibilidade de agenda. Mas quero que saibam que receber essa homenagem agora é uma honra para mim, é um grande incentivo. Espero que possa continuar contando com o apoio do Comando da Aeronáutica e contribuindo na vida pública. Dedico ao grupo de servidores que comido dividem essa tarefa”, disse Janér Tesch.

Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA)


Criada em 1943, a Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA) é uma distinção concedida a militares da Aeronáutica brasileira que tenham prestado notáveis serviços ao país ou que tenham se distinguido no exercício da profissão; a militares das Forças Armadas nacionais e estrangeiras que tenham se tornado merecedores de homenagem da Nação brasileira e, particularmente, da Aeronáutica; a cidadãos brasileiros e estrangeiros que tenham se destacado nas áreas que atuam a serviço do país; e a corporações militares, nacionais ou estrangeiras, suas bandeiras ou estandartes, por serviços ou ações que mereçam o reconhecimento da Nação brasileira e, de modo particular, da Aeronáutica.

A entrega da condecoração é comumente feita no dia 23 de outubro durante solenidade em comemoração ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB). Neste ano, a data foi comemorada com a entrega da Medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA) a 232 personalidades durante cerimônia realizada na Ala 1, em Brasília (DF). O evento foi presidido pelo Presidente da República, Michel Temer, e contou com a presença de diversas autoridades.


Fonte: Site da Força Aérea Brasileira (FAB) - http://www.fab.mil.br

Comentário: Pois então leitor, ontem eu prometi que ia publicar no Blog uma nota muito significativa, e aquele leitor mais observador deve ter notado pelas minhas palavras que eu me referia sobre a área inteligência. A verdade é que, nenhuma nação que queira fazer parte do mundo desenvolvido e competitivo pode deixar de ter um sistema de inteligência e contra inteligência bem aparelhado e preparado para enfrentar as adversidades que são muitas e de origem diversas, ou seja, tanto externas bem como internas. Não conheço o Sr. Janér Tesch Hosken Alvarenga, mas quero crer que, se o mesmo foi agraciado com a “Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA)” deve-se ser mesmo por merecimento. Isto leitor pode indicar que, com a queda dos Petralhas (que tentaram por diversas vezes aparelhar esta Agencia para se protegerem e facilitar suas negociatas) ações tenham sido tomadas para melhorar este setor de suma importância para segurança de nossa sociedade, bem como de nossa ciência e tecnologia, ai incluído o PEB. O Brasil estava virando uma casa de Mãe Joana não só com ações de diversas Agências de inteligência estrangeira, bem como o crime organizado ligado ao terrorismo internacional que estavam fazendo do Brasil, seu porto seguro (segundo a própria INTERPOL). Quero aqui crer leitor que, a ABIN, em parceria com outros órgãos inteligência militares e segurança, ai incluindo a própria Policia Federal (uma espécie de FBI), estejam cada um na área que lhe cabe, trabalhando conjuntamente para impedir as ações desses grupos dentro do País, e creio que, o esperado sucesso final da “Operação MUTITI” atualmente em curso no CLA, já seja um indicio de que deixamos de ser uma Casa de Mãe Joana. Saravá meu pai. Ahhhh, eu descobrir onde está o Sr. Braga Coelho que como sempre foi fazer o que não devia, mas leitor isto é uma história para amanhã.

Comentários