IAE - Motores Desenv., em Desenvolvimento e Planejados
Olá leitor!
Devido à necessidade de informar melhor ao nosso leitor
sobre a área de motores-foguetes desenvolvidos no Instituto de Aeronáutica e
Espaço (IAE), já que não se acha na net informações sobre o assunto com tanta
facilidade, trazemos para você agora uma lista com todos o
motores-foguetes desenvolvidos, em desenvolvimento ou planejados pelo IAE, sejam
eles líquidos ou sólidos.
Devíamos iniciar a nossa lista apresentando os motores
utilizados no primeiro foguete desenvolvido no Brasil, ou seja, o SONDA I, mas como
infelizmente não conseguimos informações sobre esses motores iniciaremos nossa
lista pelo motor utilizado no SONDA II.
MOTORES-FOGUETES SÓLIDOS METÁLICOS
Desenvolvidos
S20 - Motor desenvolvido para ser utilizado no foguete SONDA
II e como segundo estágio do foguete SONDA III. Como SONDA II esse motor foi
utilizado em 61 lançamentos e como segundo estágio do SONDA III esse motor foi
utilizado em 31 lançamentos, totalizando assim 92 lançamentos desse motor.
S30 - Motor desenvolvido para ser utilizado como primeiro
estágio do foguete SONDA III, segundo estágio do SONDA IV, primeiro estágio do
VS-30, primeiro estágio do VS-30/Orion e segundo estágio do VSB-30. Como SONDA
III esse motor foi utilizado em 31 lançamentos, como SONDA IV ele foi utilizado
em 4 lançamentos, como VS-30 ele foi utilizado em 8 lançamentos, como
VS-30/Orion ele foi utilizado em 6 lançamentos e por fim como VSB-30 esse motor
foi utilizado em 13 lançamentos, totalizando assim 62 lançamentos até hoje.
S31 - Motor desenvolvido para ser utilizado no primeiro
estágio do foguete VSB-30. Com esse foguete esse motor foi utilizado em 13
lançamentos até hoje.
S40 - Motor desenvolvido para ser utilizado como primeiro
estágio do foguete SONDA IV, primeiro estágio do VS-40 e terceiro estágio do
VLS-1. Como SONDA IV este motor foi utilizado em 4 lançamentos, como VS-40 esse
motor foi utilizado em 2 lançamentos e como VLS-1 motor foi utilizado em 3
lançamentos, totalizando assim 9 lançamentos até hoje.
S43 - Motor desenvolvido para ser utilizado no primeiro e
segundo estágios do VLS-1 e do futuro VLS-Alfa. Com o VLS-1 esse motor foi
utilizado em 3 lançamentos e com o VLS-Alfa esse motor ainda não foi utilizado.
Vale dizer que era intenção do IAE em desenvolver um foguete de sondagem
chamado VS-43 utilizando esse motor, mas infelizmente esse projeto não foi à
frente e é desnecessário dizer o porquê.
MOTORES-FOGUETES SÓLIDOS BOBINADOS
Desenvolvidos
S33 - Motor que foi desenvolvido mais que eu não tenho
informação onde o mesmo foi utilizado ou se já foi utilizado alguma vez.
S44 - Motor desenvolvido para ser utilizado como segundo
estágio do foguete VS-40, quarto estágio do foguete VLS-1 e terceiro estágio do
futuro VLM-1. Como VS-40 esse motor foi utilizado em 2 lançamentos, como VLS-1
esse motor foi utilizado em 3 lançamentos e como VLM-1 esse motor ainda não foi
utilizado, totalizando assim 5 lançamentos até hoje. Vale dizer que esse foi o
primeiro motor-foguete sólido bobinado desenvolvido no Brasil.
Em Desenvolvimento
S50 - Motor que está em desenvolvimento no IAE para ser
utilizado como primeiro estágio do futuro foguete de sondagem VS-50 e no primeiro
estágio do futuro VLM-1.
Planejado
P40 - Motor planejado para ser desenvolvido visando ser
utilizado no primeiro estágio do futuro foguete VLS-Beta
MOTORES-FOGUETES LÍQUIDOS
Em Desenvolvimento
L5 - Motor que se encontra em fase final de
desenvolvimento (em breve deverá ser testado em voo através de um foguete de
sondagem) para ser utilizado no quarto estagio do VLS-1 e no terceiro estágio
do futuro VLM-1 em substituição do motor sólido S44.
L15 - Motor em fase adiantada de desenvolvimento que tem
como única função até agora divulgada a sua utilização no futuro foguete de sondagem
VS-15. Entretanto, nada impede que o mesmo venha ser utilizado pelo VLS-1 e
pelo VLM-1 se assim for necessário.
L75 - Motor que se encontra em fase inicial de
desenvolvimento muito prejudicada pela falta de seriedade do governo que não se
mexe para criar as condições de infraestrutura física e humanas necessárias a
esse projeto. O motor L75 é de suma importância para o Programa Espacial
Brasileiro e a inércia do governo tem sido o fator determinante para o pouco
avanço até agora alcançado. Esse motor está sendo desenvolvido para ser
utilizado no terceiro estágio do VLS-Alfa.
Planejados
L300 - Motor planejado para ser desenvolvido visando ser
utilizado no projeto do VLS-Beta e nos outros projetos de veículos lançadores
do Programa Cruzeiro do Sul. Na realidade trata-se de quatro motores L75
montados em cacho, concepção esta inédita no Brasil.
L1500 - Motor planejado para ser desenvolvido visando
atender os grandes projetos de veículos lançadores do Programa Cruzeiro do Sul,
mas que infelizmente não tenho maiores informações sobre o mesmo.
Pois é leitor, como você mesmo pode notar, o IAE tem trabalhado
esses anos todos para dotar o nosso país da tecnologia de motores-foguetes
sólidos e líquidos que o nosso programa espacial necessita e se ainda não
conseguiu atingir alguns objetivos, muito disso é por conta de 'energúmenos' que
infelizmente militaram durante décadas e ainda militam nos bastidores da política
brasileira da obscura capital federal. É por essas e outras que ainda tenho
fortes dúvidas se projetos importantes em desenvolvimento para o PEB como o L75
e projetos planejados como o P40, L300 e L1500 realmente serão realidade algum
dia.
Duda Falcão
Caro Duda Falcão
ResponderExcluirDe onde veio essa sua paixão pela área de espaço ?
Qual a sua formação acadêmica ?
Abrs
Olá Iurikorolev!
ResponderExcluirNão amigo, não tenho formação acadêmica. Me formei no High School nos EUA (Michigan) em 1984. Minha paixão pelo PEB iniciou-se aos 7 anos de idade (mais precisamente em 1971, hoje tenho 48 anos) quando encontrei na biblioteca de meus pais o LIVRO ANUAL DA BASA DE 1967 que tinha um relato extenso das atividades espaciais brasileiras no ano anterior. Desde então acompanho o PEB e no final de abril de 2009 criei o blog BRAZILIAN SPACE. Tá ok?
Abs
Duda Falcão
(Blog Brazilian Space)