IAE - Motores Desenv., em Desenvolvimento e Planejados

Olá leitor!

Devido à necessidade de informar melhor ao nosso leitor sobre a área de motores-foguetes desenvolvidos no Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), já que não se acha na net informações sobre o assunto com tanta facilidade, trazemos para você agora uma lista com todos o motores-foguetes desenvolvidos, em desenvolvimento ou planejados pelo IAE, sejam eles líquidos ou sólidos.

Devíamos iniciar a nossa lista apresentando os motores utilizados no primeiro foguete desenvolvido no Brasil, ou seja, o SONDA I, mas como infelizmente não conseguimos informações sobre esses motores iniciaremos nossa lista pelo motor utilizado no SONDA II.

MOTORES-FOGUETES SÓLIDOS METÁLICOS

Desenvolvidos

S20 - Motor desenvolvido para ser utilizado no foguete SONDA II e como segundo estágio do foguete SONDA III. Como SONDA II esse motor foi utilizado em 61 lançamentos e como segundo estágio do SONDA III esse motor foi utilizado em 31 lançamentos, totalizando assim 92 lançamentos desse motor.

S30 - Motor desenvolvido para ser utilizado como primeiro estágio do foguete SONDA III, segundo estágio do SONDA IV, primeiro estágio do VS-30, primeiro estágio do VS-30/Orion e segundo estágio do VSB-30. Como SONDA III esse motor foi utilizado em 31 lançamentos, como SONDA IV ele foi utilizado em 4 lançamentos, como VS-30 ele foi utilizado em 8 lançamentos, como VS-30/Orion ele foi utilizado em 6 lançamentos e por fim como VSB-30 esse motor foi utilizado em 13 lançamentos, totalizando assim 62 lançamentos até hoje.

S31 - Motor desenvolvido para ser utilizado no primeiro estágio do foguete VSB-30. Com esse foguete esse motor foi utilizado em 13 lançamentos até hoje.

S40 - Motor desenvolvido para ser utilizado como primeiro estágio do foguete SONDA IV, primeiro estágio do VS-40 e terceiro estágio do VLS-1. Como SONDA IV este motor foi utilizado em 4 lançamentos, como VS-40 esse motor foi utilizado em 2 lançamentos e como VLS-1 motor foi utilizado em 3 lançamentos, totalizando assim 9 lançamentos até hoje.

S43 - Motor desenvolvido para ser utilizado no primeiro e segundo estágios do VLS-1 e do futuro VLS-Alfa. Com o VLS-1 esse motor foi utilizado em 3 lançamentos e com o VLS-Alfa esse motor ainda não foi utilizado. Vale dizer que era intenção do IAE em desenvolver um foguete de sondagem chamado VS-43 utilizando esse motor, mas infelizmente esse projeto não foi à frente e é desnecessário dizer o porquê.

MOTORES-FOGUETES SÓLIDOS BOBINADOS

Desenvolvidos

S33 - Motor que foi desenvolvido mais que eu não tenho informação onde o mesmo foi utilizado ou se já foi utilizado alguma vez.

S44 - Motor desenvolvido para ser utilizado como segundo estágio do foguete VS-40, quarto estágio do foguete VLS-1 e terceiro estágio do futuro VLM-1. Como VS-40 esse motor foi utilizado em 2 lançamentos, como VLS-1 esse motor foi utilizado em 3 lançamentos e como VLM-1 esse motor ainda não foi utilizado, totalizando assim 5 lançamentos até hoje. Vale dizer que esse foi o primeiro motor-foguete sólido bobinado desenvolvido no Brasil.

Em Desenvolvimento

S50 - Motor que está em desenvolvimento no IAE para ser utilizado como primeiro estágio do futuro foguete de sondagem VS-50 e no primeiro estágio do futuro VLM-1.

Planejado

P40 - Motor planejado para ser desenvolvido visando ser utilizado no primeiro estágio do futuro foguete VLS-Beta

MOTORES-FOGUETES LÍQUIDOS

Em Desenvolvimento

L5 - Motor que se encontra em fase final de desenvolvimento (em breve deverá ser testado em voo através de um foguete de sondagem) para ser utilizado no quarto estagio do VLS-1 e no terceiro estágio do futuro VLM-1 em substituição do motor sólido S44.

L15 - Motor em fase adiantada de desenvolvimento que tem como única função até agora divulgada a sua utilização no futuro foguete de sondagem VS-15. Entretanto, nada impede que o mesmo venha ser utilizado pelo VLS-1 e pelo VLM-1 se assim for necessário.

L75 - Motor que se encontra em fase inicial de desenvolvimento muito prejudicada pela falta de seriedade do governo que não se mexe para criar as condições de infraestrutura física e humanas necessárias a esse projeto. O motor L75 é de suma importância para o Programa Espacial Brasileiro e a inércia do governo tem sido o fator determinante para o pouco avanço até agora alcançado. Esse motor está sendo desenvolvido para ser utilizado no terceiro estágio do VLS-Alfa.

Planejados

L300 - Motor planejado para ser desenvolvido visando ser utilizado no projeto do VLS-Beta e nos outros projetos de veículos lançadores do Programa Cruzeiro do Sul. Na realidade trata-se de quatro motores L75 montados em cacho, concepção esta inédita no Brasil.

L1500 - Motor planejado para ser desenvolvido visando atender os grandes projetos de veículos lançadores do Programa Cruzeiro do Sul, mas que infelizmente não tenho maiores informações sobre o mesmo.

Pois é leitor, como você mesmo pode notar, o IAE tem trabalhado esses anos todos para dotar o nosso país da tecnologia de motores-foguetes sólidos e líquidos que o nosso programa espacial necessita e se ainda não conseguiu atingir alguns objetivos, muito disso é por conta de 'energúmenos' que infelizmente militaram durante décadas e ainda militam nos bastidores da política brasileira da obscura capital federal. É por essas e outras que ainda tenho fortes dúvidas se projetos importantes em desenvolvimento para o PEB como o L75 e projetos planejados como o P40, L300 e L1500 realmente serão realidade algum dia.

Duda Falcão 

Comentários

  1. Caro Duda Falcão
    De onde veio essa sua paixão pela área de espaço ?
    Qual a sua formação acadêmica ?
    Abrs

    ResponderExcluir
  2. Olá Iurikorolev!

    Não amigo, não tenho formação acadêmica. Me formei no High School nos EUA (Michigan) em 1984. Minha paixão pelo PEB iniciou-se aos 7 anos de idade (mais precisamente em 1971, hoje tenho 48 anos) quando encontrei na biblioteca de meus pais o LIVRO ANUAL DA BASA DE 1967 que tinha um relato extenso das atividades espaciais brasileiras no ano anterior. Desde então acompanho o PEB e no final de abril de 2009 criei o blog BRAZILIAN SPACE. Tá ok?

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário