Montagem do Espectrógrafo Musicos no OPD

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia publicada no informativo “LNA em Dia” de 13/04/2011, destacando a montagem do “Espectrógrafo MUSICOS” doado pela França ao Observatório Pico dos Dias (OPD) pertencente ao Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA).

Duda Falcão

Notícias do OPD

Montagem do Espectrógrafo Musicos no OPD

Rodrigo Campos, Adriano Coimbra,
Clemens Gneiding, Bruno Castilho,
e Márcio Arruda (*)

Desde sua chegada ao OPD, em novembro de 2010, o MUSICOS (Multi-Site Continuous Spectroscopy) vem passando por uma minuciosa verificação das suas funcionalidades, tanto no aspecto ótico quanto mecânico. Uma equipe composta por Rodrigo Campos, Adriano Coimbra, Clemens Gneiding, Bruno Castilho e Tânia Dominici, vem estudando o espectrógrafo e realizando sua montagem para utilização no telescópio de 1,60m do OPD, com a filosofia de ser um instrumento que permitirá à comunidade a utilização no mais curto prazo de um espectrógrafo de alta resolução (R=38000) para a posterior instalação do novo espectrógrafo echelle, em construção no LNA, o ECHARPE.

Figura1. O espectrógrafo Musicos na bancada

O espectrógrafo esta instalado atualmente em uma área de laboratório. A bancada, que suporta os conjuntos opto-mecânicos do espectrógrafo, futuramente será fixada em uma viga solidaria ao pilar do telescópio de 1,60m para minimizar vibrações do prédio. A sala definitiva será termalizada e possuirá paredes divisórias com isolamento térmico. O flange do detector foi modificado para receber as câmeras CCD do LNA. Estamos realizando os testes utilizando um CCD ANDOR modelo Ikon L 2k x 2k com pixel de 13.5 micra. Todos os movimentos dos sistemas moveis do espectrógrafo (prismas, translação, inclinação e foco do CCD) foram revisados, recuperados e estão funcionando corretamente.

Já foram obtidos espectros nos dois domínios (B e R), com lâmpada de tungstênio e thorioargonio, e estão em conformidade com os manuais. Ainda serão necessários testes de focalização e alinhamento mais refinados quando o instrumento for instalado em sua localização definitiva.

Figura 2.Tungstenio R

Figura 3. Tungstenio B

Figura 4.Th-Ar R

Figura 5. Th-Ar B

Não encontramos a lamina de sílica que desvia parte do feixe de saída da fibra para o fotodiodo que faz a leitura da intensidade do feixe em tempo real e serve para melhor centrar o objeto sobre a fibra ótica. Porem pudemos verificar que o sensor funciona bem. Devemos fabricar uma nova lamina em substituição a original.

Para melhorar a eficiência, que foi medida em 27%, estamos estudando a possibilidade de realizar uma limpeza na superfície aluminizada.

O modulo da foreoptics que vai acoplado ao telescópio e comporta a entrada da fibra, a lente redutora de foco, o espelho que desvia o feixe das lâmpadas para a fibra, o conjunto de lâmpadas de calibração e filtros de densidade neutra e ainda o CCD de centragem e guiagem, também foi integrada. Todos os movimentos funcionam corretamente e o sistema de lâmpadas de comparação também esta operacional. Uma nova lente redutora focal (f/10 para f/2.5) foi definida e adquirida, devendo chegar ao LNA nas próximas semanas. Uma nova montagem mecânica para o redutor focal, espelho de centragem/guiagem e diafragma esta sendo projetada e será fabricada na oficina de usinagem do LNA.

Atualmente estamos em fase de testes, utilizando o simulador de estrela, verificando o alinhamento entre o diafragma, lente redutora focal (original) e fibra ótica.

O modulo da foreoptics com o simulador de estrela

A previsão e que o espectrógrafo terá sua primeira luz no OPD nas noites de 15 e 16 de junho de 2011 e será oferecido aos usuários com risco compartilhado no período 2012A.

* Rodrigo Campos é coordenador do Observatório do Pico dos Dias, Adriano Coimbra é bolsista da Oficina Mecânica, Clemens Gneiding é tecnologista do LNA, Bruno Castilho é pesquisador e Coordenador do Apoio Científico e Márcio Arruda é técnico óptico.


Fonte: Informativo “LNA em Dia” do LNA - num. 18 - págs. 01, 02 e 03 - 13/04/2011

Comentários