ETE/INPE Ajuda Alunos com o Picosatélite UbatubaSat

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (11/05) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que a Coordenação de Engenharia e Tecnologia Espacial (ETE) apoiarão tecnicamente alunos do ensino fundamental de uma escola municipal de Ubatuba a montarem o picosatélite "UBATUBASAT" que deverá ser lançado em novembro desse ano.


Duda Falcão

Alunos do Ensino Fundamental Ganham
Apoio Técnico do INPE para Lançar Satélite

11/05/2011

Estudantes da quinta série de uma escola municipal de Ubatuba, no litoral paulista, formam o grupo mais jovem do mundo a construir e lançar um satélite. Com o apoio de engenheiros do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), 108 meninos e meninas de 11 anos de idade estão empolgados com a perspectiva de montar o UbatubaSat, um pequeno satélite de aproximadamente 750 gramas que orbitará a Terra numa altitude de 310 quilômetros. O lançamento está previsto para novembro.

Professores de várias disciplinas da Escola Municipal Tancredo Almeida Neves se envolveram no projeto, liderado pelo professor de matemática Cândido Oswaldo de Moura, que no início do ano passado teve a idéia ao ler numa revista de divulgação científica sobre a empresa americana que desenvolveu os chamados TubeSats.

“Procurei a empresa e logo soube que precisaria de suporte técnico especializado”, conta o professor, que encontrou apoio na Coordenação de Engenharia e Tecnologia Espacial (ETE) do INPE.

“É uma iniciativa fantástica, um incentivo e tanto para a formação de novos profissionais para a área, algo que precisamos muito”, elogia Mário Quintino, coordenador da ETE/INPE.

Os professores de Ubatuba estiveram nesta semana no Instituto, em São José dos Campos, aprendendo a montar peças do satélite para depois ensinar aos alunos.

Por meio de convênio entre o INPE e a Secretaria Municipal de Educação, está prevista também a ida de engenheiros à escola para palestras e orientação aos estudantes.

Picosatélite

O UbatubaSat, um Tubesat fornecido como kit de montagem pela empresa Interorbital Systems, está na categoria dos picosatélites por ter massa menor do que 1 kg. O TubeSat é capaz de realizar experimentos científicos e funções de comunicação em órbita.

O kit de TubeSat custou cerca de 8 mil dólares, obtidos com comerciantes de Ubatuba, que proporcionarão ainda aos alunos que mais se destacarem na tarefa de construir o UbatubaSat a oportunidade de ir aos Estados Unidos para acompanhar seu lançamento.

Nas instalações da ETE/INPE, professores aprendem a montar o
satélite para transmitir este conhecimento a seus alunos na escola


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentário: Maravilha, maravilha, e a Coordenação de Engenharia e Tecnologia Espacial (ETE) do INPE está de parabéns pelo apoio ao projeto dessa escola de Ubatuba. Em nossa modesta opinião a melhor notícia até o momento do ano de 2011 na área de educação relacionada com as atividades espaciais realizadas no Brasil. Pela notícia o lançamento ficou para novembro e não mais no primeiro semestre desse ano como anunciado anteriormente. Entretanto causa-me surpresa a informação de que o satélite será lançado dos EUA, já que até onde sabemos o sítio de lançamento da empresa “Interorbital Systems” está localizado no Pacífico Sul na ponta sul da “Ilha de Eua” pertencente ao Reino de Tonga. Caso o professor Cândido Oswaldo de Moura ou alguém que o conheça seja leitor do blog, entre em contato com a gente pelo e-mail: brazilianspace@gmail.com, pois gostaríamos de entrevistar o professor Cândido sobre esse maravilhoso projeto.

Comentários

  1. Isso deveria ter mais incentivo ,nas escolas brasileiras ,para ser ter idéia na escola que eu estudava a diretora se recusou a fazer uma feira de ciências imagine se ela aceitaria um projeto desse, o que atrasa o avanço tecnológico do Brasil é a falta de visão das pessoas que estão ali justamente para incentivar.

    Sobre outro assunto envolvendo a ACS ,como eu gostaria que estas imagens tivessem sido tiradas em Alcantara e não na Kourou .Uma coisa que tenho notado é que sites importantes internacionas sobre a area espacial nunca colocam noticias sobre a ACS mais sim sobre , o este projeto da fotos ,creio que seja uma questão de credibilidade .

    Fotos: http://www.spaceflightnow.com/news/n1105/10soyuzgallery/

    ResponderExcluir
  2. Pois é André!

    Tens toda razão.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário