Presidente da AEB e Um de Seus Escudeiros Foram Passear em Singapura as Custas do Erário Publico
Caros amantes das atividades espaciais!
Imagens: AEB
Pois então, amantes do espaço: nos dias 2 e 3 de fevereiro, o conhecido soldado do sistema, o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Marco Antonio Chamon, ao lado do diretor de Governança do Setor Espacial (rsrsrsrs), Rogério Cruz, estiveram passeando em Singapura às custas do erário público brasileiro. O motivo da viagem foi a participação no "Singapore Space Summit 2026", como se o Brasil fosse um player realmente relevante no cenário espacial internacional. O evento foi realizado no Marina Bay Sands, em Singapura.
Sob o tema “Novas Fronteiras: Moldando um Futuro Espacial Responsável e Inclusivo”, o encontro teve como objetivo reunir líderes de agências espaciais, órgãos governamentais, representantes da indústria e especialistas para discutir prioridades estratégicas, políticas e investimentos no setor espacial.
Segundo foi noticiado, os principais temas abordados no evento incluíram:
* Satélites como infraestrutura crítica nacional;
* Modelos de parceria internacional;
* Tecnologias de uso dual.
O aspecto curioso de toda essa história é que todos os atores do setor espacial ao redor do mundo sabem que a AEB é, na prática, um enorme engodo: não possui poder de decisão nem força política para articular absolutamente nada de relevante. Ainda assim, seus representantes continuam sendo convidados para eventos sérios como esse.
Isso acontece entusiastas do espaço por motivos que vão além do mérito técnico ou institucional da agência, envolvendo interesses políticos e estratégicos do Governo Brasileiro e de outros setores de interesses desses países, além de uma propaganda calculada que reforça a narrativa para a ignorante Sociedade Brasileira de que algo está sendo efetivamente feito. É nesse contexto que, oportunistas se aproveitam da situação para “vender seu peixe” e viajar pelo mundo às custas do erário público. É um verdadeiro jogo de cena — no qual, mais uma vez, quem só sai perdendo é o Brasil.
Caso queira saber mais sobre esse evento, acesse o link: https://spacesummit.singaporeairshow.com
Brazilian Space
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!



Comentários
Postar um comentário