Artemis II: A Missão Que Levará o Homem de Volta à Lua Foi Adiada Para Março Pela NASA
Caros amantes das atividades espaciais!
No dia 3 de fevereiro, o portal CBN noticiou que a Missão Artemis II, prevista para levar o ser humano de volta à Lua, foi adiada para março por decisão da NASA, em razão de diversas questões. A agência dispunha de apenas três janelas de lançamento neste mês — nos dias 8, 10 e 11 de fevereiro — para enviar os quatro astronautas à missão lunar, o que, infelizmente, não deverá mais ocorrer.
Foto: NASA/Joel Kowsky
De acordo com a nota do portal, a NASA anunciou nesta terça-feira (3) que o voo Artemis II, que levará o homem de volta à Lua desde 1972, foi adiado por diversas questões. Entre elas estão o tempo na Flórida, com fortes ventos, e um problema de vazamento durante o abastecimento do foguete lunar.
Em uma publicação no blog da agência nesta terça, a NASA afirmou que 'para permitir que as equipes revisem os dados e realizem um segundo ensaio geral na água, a NASA agora definirá março como a data de lançamento mais próxima possível para o teste de voo'.
'O adiamento da janela de lançamento de fevereiro também significa que os astronautas da Artemis II serão liberados da quarentena, na qual entraram em Houston em 21 de janeiro. Consequentemente, eles não viajarão para o Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida, na terça-feira, como planejado inicialmente. A tripulação entrará em quarentena novamente cerca de duas semanas antes da próxima oportunidade de lançamento prevista", acrescentou a NASA.
A agência tinha apenas três dias neste mês (8, 10 e 11 de fevereiro) para enviar quatro astronautas em uma missão à Lua neste mês. Na sexta-feira, a NASA já tinha adiado o lançamento por dois dias devido às más condições meteorológicas.
Na missão Artemis II prevê-se que astronautas voem ao redor da Lua pela primeira vez em mais de 50 anos. A missão deverá durar cerca de 10 dias e vão participar três norte-americanos e um canadense.
Como Ocorreu o Problema?
Foto: Divulgação/NASA
Já com várias horas de atraso, a contagem regressiva foi retomada às 00h09 (horário dos EUA) de terça-feira, faltando 10 minutos para o início da simulação da partida do motor. Mas quatro minutos e meio depois, a contagem regressiva parou novamente devido a um 'vazamento de hidrogênio líquido na interface do cabo umbilical do mastro de serviço da cauda, que havia apresentado altas concentrações de hidrogênio líquido no início da contagem regressiva', disse a NASA nas redes sociais.
A plataforma de lançamento móvel do foguete Space Launch System é equipada com dois mastros de serviço de cauda, grandes estruturas lado a lado na base do foguete que abrigam as linhas de propelente que levam aos conjuntos umbilicais de separação em uma das laterais do compartimento do motor do propulsor.
Depois de conseguir contornar o vazamento de hidrogênio, a NASA prosseguiu com a contagem. O foguete possui 750 mil galões de oxigênio líquido e hidrogênio como combustível, apenas para ser interrompida por um novo vazamento na manhã de terça-feira.
Uma coletiva de imprensa está marcada para esta terça (3) para explicar os próximos passos.
Veja acima como foi essa coletiva de imprensa ocorrida na terça-feira (03/02).
A contagem regressiva para o treinamento começou na noite de sábado, com dois dias de atraso devido ao clima de muito frio na Flórida. Após uma reunião para avaliar as condições climáticas e a prontidão da equipe para prosseguir, o diretor de lançamento, Charlie Blackwell-Thompson, autorizou os engenheiros a iniciarem a operação de abastecimento controlada remotamente.
O comandante da missão Artemis II, Reid Wiseman, juntamente com Victor Glover, Christina Koch e Jeremy Hansen, esperavam ser lançados a bordo do foguete no máximo no domingo (7) para uma viagem de nove dias e duas horas ao redor da Lua e de volta. Eles planejavam voar para a Flórida na terça-feira para iniciar os preparativos finais, mas isso dependerá dos resultados da revisão da contagem regressiva.
Brazilian Space
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!


Comentários
Postar um comentário