A NASA Agendou o Quinto Voo Espacial Privado da 'Axiom Space' Com Astronautas Para a Estação Espacial Internacional (ISS)

Caros amantes das atividades espaciais!
 
Crédito: Space Daily
Ilustrativo.
 
No dia de hoje (02/02), o portal Space Daily noticiou que a NASA agendou à Axiom Space a quinta missão privada de astronautas para a Estação Espacial Internacional (ISS), com lançamento previsto não antes de janeiro de 2027 a partir do Centro Espacial Kennedy da agência, na Flórida. O voo, designado Axiom Mission 5, dá continuidade à série de missões tripuladas com patrocínio comercial para o laboratório orbital, dentro da estratégia de espaço comercial da NASA.
 
De acordo com a nota do portal, o administrador da NASA, Jared Isaacman, afirmou que a nova missão reforça que a atividade espacial comercial já é uma realidade presente, e não uma perspectiva distante. Ele acrescentou que a ampliação do acesso e da concorrência na órbita baixa da Terra ajuda a desenvolver capacidades que a NASA utilizará à medida que avança na exploração humana da Lua, de Marte e além.
 
Espera-se que a Axiom Mission 5 permaneça até 14 dias a bordo do posto orbital internacional. A data final de lançamento dependerá do tráfego geral de espaçonaves para a estação e de outros fatores de planejamento operacional, refletindo a necessidade de coordenar veículos visitantes e atividades em órbita.
 
Dana Weigel, gerente do Programa da Estação Espacial Internacional da NASA no Centro Espacial Johnson, em Houston, disse que a estação continua sendo uma plataforma essencial para viabilizar a indústria comercial na órbita baixa da Terra. Ela observou que as missões privadas de astronautas permitem que o complexo funcione como um campo de testes para novos mercados e tecnologias, ao mesmo tempo em que apoia ciência, pesquisa e atividades de divulgação que contribuem para o crescimento da economia espacial.
 
De acordo com a ordem da missão, a Axiom Space irá propor quatro membros de tripulação para análise pela NASA e por seus parceiros internacionais. Uma vez que a tripulação seja aprovada e confirmada, eles passarão por treinamento conjunto com a NASA, agências parceiras e o provedor de lançamento, em preparação para o voo e as operações em órbita.
 
Jonathan Cirtain, presidente e CEO da Axiom Space, disse que a empresa se sente honrada em receber da NASA a quinta missão de voo espacial humano. Ele afirmou que as quatro missões anteriores da Axiom ampliaram a comunidade global de exploradores humanos do espaço, diversificaram as investigações científicas em microgravidade e geraram conhecimentos que apoiam o desenvolvimento da planejada estação comercial Axiom Station.
 
Cirtain acrescentou que a mais recente concessão da missão reforça o compromisso da Axiom Space em redefinir o acesso ao espaço, promover a colaboração internacional e viabilizar oportunidades de pesquisa na órbita baixa da Terra em benefício de um amplo conjunto de usuários. A empresa pretende que a Axiom Station suceda a Estação Espacial Internacional como uma plataforma comercial de próxima geração, quando o atual laboratório for aposentado.
 
Para a Axiom Mission 5, a Axiom Space irá adquirir da NASA uma série de serviços de missão, incluindo consumíveis para a tripulação, entrega de cargas, armazenamento e outros recursos em órbita necessários para as operações diárias. Em contrapartida, a NASA irá adquirir da Axiom Space a capacidade de retornar amostras científicas que precisam permanecer refrigeradas durante o transporte da estação de volta à Terra, apoiando a continuidade das pesquisas.
 
A NASA selecionou a Axiom Mission 5 entre propostas submetidas em resposta a um Anúncio de Pesquisa da NASA, de março de 2025, que buscava missões adicionais de astronautas privados. A agência também está finalizando a ordem de missão para um sexto voo privado de astronautas para a estação e planeja divulgar mais detalhes assim que esse acordo for concluído.
 
As missões privadas de astronautas são um dos elementos de um portfólio mais amplo de atividades na Estação Espacial Internacional que promovem o avanço do conhecimento científico e testam novas tecnologias para futuras explorações humanas e robóticas. Esses esforços alimentam a abordagem de exploração “Da Lua a Marte” da NASA, incluindo missões lunares conduzidas no âmbito do programa Artemis, que prepararão o caminho para futuras jornadas humanas a Marte.
 
A estratégia de espaço comercial da NASA tem como objetivo transferir os serviços em órbita baixa da Terra para provedores privados, enquanto a agência se concentra na exploração do espaço profundo. A série contínua de voos da Axiom faz parte dessa transição, demonstrando como empresas comerciais podem fornecer transporte e serviços em órbita, enquanto as agências governamentais se concentram em definir requisitos e viabilizar novos mercados.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários