UFMA Apresenta a 'Missão Fenix', Composta Pelo Seu Novo Nanosatélite Aldebaran II
Caros amantes das atividades espaciais!
No dia ontem (07/02), o professor Luís Cláudio de Oliveira Silva, do Curso de Engenharia Aeroespacial da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), anunciou em sua página oficial no LinkedIn que sua equipe já trabalha no desenvolvimento do substituto do Nanosatélite Aldebaran-I, perdido no recente voo do Foguete Indiano PSLV.
Segundo a publicação, o novo projeto recebeu o nome de Aldebaran-II e integra a chamada “Missão Fênix”, um conjunto de iniciativas que reforça o avanço das tecnologias espaciais a partir da experiência acumulada pelo Curso de Engenharia Aeroespacial da UFMA.
O projeto conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) e com parcerias institucionais, como o LISE-UFSJ, a All2Space e a Innospace. A expectativa é que, a partir de 2026, a equipe desenvolva diversos artefatos espaciais capazes de agregar valor ao Programa Espacial Brasileiro (PEB).
Em nota, o professor destacou a importância do aprendizado obtido em missões anteriores. “As lições aprendidas no desenvolvimento dos satélites Aldebaran-I e Jussara-K serviram de base para a produção de novos sistemas espaciais, apesar das falhas ocorridas em seus respectivos veículos lançadores. Não desistimos. Seguiremos incansavelmente”, afirmou, demonstrando entusiasmo.
O BS seguirá acompanhando de perto o trabalho dos Professores Luís Cláudio e Carlos Brito, coordenador do Curso de Engenharia Aeroespacial da UFMA, assim como o empenho de toda a equipe de alunos, que busca fortalecer e consolidar as atividades espaciais no Maranhão.
Avante ALDEBARAN II!
Brazilian Space
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários
Postar um comentário