INPE recebe a visita do Embaixador da Índia

Olá, leitor!


Segue abaixo a notícia "INPE recebe a visita do Embaixador da Índia", publicada no site INPE, no dia 17/11/2020.


Essa é uma notícia importante, pois, com o alinhamento que existia anteriormente na gestão do Programa Espacial Brasileiro (PEB) e do próprio Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE) com a China, graças ao jurássico CBERS, a aproximação com a India era algo relegado a segundo plano, para não desagradar os chineses.


A reaproximação com a India pode trazer novas oportunidades já que o país não é alvo de sanções ou restrições tecnológicas, como os chineses são, no mercado espacial internacional.


Parabéns ao Inpe e a Agência Espacial Brasileira (AEB) pela iniciativa de ampliação das parcerias com outros players importantes como a India.


Boa leitura!


Brazilian Space

INPE recebe a visita do Embaixador da Índia

Por INPE
17 de Novembro de 2020
 
 
 
Em 16 de novembro, o Diretor do INPE recebeu o Embaixador da Índia no Brasil para debater temas como a aproximação dos dois países em projetos de pesquisa, visando aumentar a cooperação no desenvolvimento de sistemas e aplicações espaciais pelos institutos brasileiros e indianos, e pela indústria aeroespacial dos dois países.
 
Participaram da visita o Diretor do INPE, Clezio Marcos De Nardin, o Embaixador da Índia no Brasil, Suresh K Reddy, o Cônsul Geral da Índia em São Paulo, Amit Kumar Mishra, o Adido de Defesa da Embaixada da Índia, Cel. Av. Manish Khullar, a Assessora Técnica da Assessoria de Cooperação Internacional da Agência Espacial Brasileira, Daniela Ferreira Miranda entre outros.
 
O embaixador mencionou a importância do trabalho das indústrias brasileiras e indianas para a promoção de eventual desenvolvimento conjunto, em especial, na questão de pequenos satélites, cubesats e cargas científicas. O Diretor do INPE mencionou o lançamento do satélite Amazonia 1 à partir da base indiana, previsto para ocorrer no mês de fevereiro de 2021, o apoio que o Centro de Rastreio, Controle e Recepção de Satélites do INPE deu às missões Chandrayaan 1 e 2 e à missão orbital indiana a Marte.
 
Após a reunião na Direção, acompanhados pela Diretora Substituta do INPE, Mônica Elizabeth Rocha de Oliveira,  os visitantes foram conhecer o Centro de Rastreio, Controle e Recepção de Satélites do INPE - RCR, o Laboratório de Integração e Testes - LIT e o prédio do Estudo e Monitoramento Brasileiro do Clima Espacial - EMBRACE, onde foram recebidos pelos respectivos Coordenadores e Chefes das áreas.

Imagens: www.inpe.br

Comentários