AEB debate oportunidades no setor de espaço com Comitê Aeroespacial do SIMDE

Olá, leitor!


Segue abaixo a notícia "AEB debate oportunidades no setor de espaço com Comitê Aeroespacial do SIMDE", publicada no site da AEB, no dia 06/11/2020.


Saudações e boa leitura!


Brazilian Space

 

AEB debate oportunidades no setor de espaço com Comitê Aeroespacial do SIMDE

Coordenação de Comunicação Social - CCS
06 de Novembro de 2020 às 16h31
 
Fonte: www.gov.br/aeb
 
A Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), esteve representada pelo diretor de Inteligência Estratégica e Novos Negócios, Paulo Vasconcellos, durante reunião virtual realizada pelo Comitê Aeroespacial “Marechal-do-Ar Casimiro Montenegro Filho”, no último dia 05.
 
O objetivo do encontro foi debater temas de interesse da Base Industrial de Defesa e conhecer as iniciativas e caminhos futuros do setor aeroespacial. “Foi uma boa oportunidade para apresentar posicionamentos, sugestões e novos caminhos que possam ajudar no planejamento dos dois setores”, afirma Vasconcellos.
 
Na oportunidade, foi assinado um Acordo de Cooperação Institucional entre o Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (SIMDE) e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Relações Empresariais Internacionais (IBREI). Maurício Prazsk, presidente do IBREI, destacou os benefícios do acordo para a indústria, que pode trazer grandes frutos para as empresas do setor aeroespacial, abrindo um leque de oportunidades.
 
O diretor-presidente do SIMDE, Carlos Erane de Aguiar, abriu a reunião falando sobre o início do Comitê, em 2019, e sobre a proveitosa visita ao Centro de Lançamento de Alcântara, realizada em março de 2020, juntamente com algumas empresas associadas, deputados e senadores. Ele enfatizou que “... a perseverança e a proposição são elementos-chave e que, ao invés de lamentar a ausência de estabilidade orçamentária e isonomia tributária, tem batalhado para buscar alternativas para o fortalecimento setorial”.
 
Além da participação do diretor da AEB, a reunião contou também com apresentações da Major Engenheira Cristiane Pagliuco, chefe da Divisão de Propulsão do IAE (Instituto de Aeronáutica e Espaço) e do Major Aviador Pedro Kukulka de Albuquerque, do Centro Espacial ITA (CEI). Para ter acesso ao material apresentado, basta enviar um e-mail para bruna@simde.org.br.

Sobre a AEB

A Agência Espacial Brasileira é uma autarquia vinculada ao MCTI, responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.
 

Comentários