Meteoro explode sobre fronteira do RS com Uruguai; assista

Olá, leitor!


Segue abaixo a notícia "Meteoro explode sobre fronteira do RS com Uruguai; assista", publicada no site Olhar Digital, no dia 23/11/2020.

 

Saudações e boa leitura!


Brazilian Space

 Meteoro explode sobre fronteira do RS com Uruguai; assista

Clarão durou pouco mais de um segundo, mas foi captado pelas câmeras de um observatório no Estado

Por Vinicius Szafran
23 de Novembro de 2020 às 16h44
 
Fonte: olhardigital.com.br
 
Na madrugada desta segunda-feira (23), um meteoro com cerca de um metro de diâmetro explodiu sobre a fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai. O bólido (nome dado a um meteoro quando ele explode e gera um clarão no céu) registrou magnitude de -7, valor considerado alto (quanto mais negativo o número, mais luminoso o bólido).
 
"Com a queda deste meteoro de elevada magnitude fica comprovado que neste ano de 2020 já ocorreu o maior número de meteoros de elevada magnitude desde 2016, quando iniciou a operação do observatório no RS", conta o professor Carlos Fernando Jung, diretor da Região Sul da Bramon - Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros.
 
A entrada do objeto na atmosfera foi registrada pelo Observatório Espacial Heller & Jung, localizado no município de Taquara, a 427 km de distância do local da explosão, ocorrida por volta das 2h30 sobre a cidade de Bagé. De acordo com Jung, o meteoro entrou na atmosfera da Terra a 103 km de altitude, explodindo a 94,4 km. O fenômeno luminoso teve duração de apenas 1,05 segundo.
 
Segundo Marcelo De Cicco, astrônomo coordenador do projeto Exoss, ONG que pesquisa meteoros, o grande número de objetos entrando em nossa atmosfera recentemente faz parte do "Enxame das Táuridas", fenômeno ocorrido neste mês."Meteoros não são raros. Há entre 60 e 70 toneladas de rochas espaciais entrando em nossa atmosfera todos os anos", explica De Cicco. "Mas, de tempos em tempos, há épocas com maior frequência. Há pesquisas em andamento tentando comprovar a existência de uma 'temporada dos bólidos'", conclui.
 
O meteoro desta noite provavelmente foi vaporizado na explosão. Se algum fragmento chegou ao solo, é muito pequeno e inofensivo, com apenas alguns milímetros ou centímetros - os chamados meteoritos. Esse tipo de fragmentação é o que acontece com a maioria dos objetos espaciais que entram em nossa atmosfera.
 
Se você testemunhou a explosão ou tiver alguma informação sobre meteoritos encontrados, pode contribuir com o site do Exoss, por onde os pesquisadores coletam relatos.

Fonte: UOL
 
 
 
 

Comentários