Parceria entre AEB e SANSA fortalecerá atividades espaciais no Brasil e África do Sul

Olá, leitor!

Segue abaixo a notícia "Parceria entre AEB e SANSA fortalecerá atividades espaciais no Brasil e África do Sul", publicada no site da AEB, no dia 16/11/2020

Saudações e boa leitura!

Brazilian Space

Parceria entre AEB e SANSA fortalecerá atividades espaciais no Brasil e África do Sul

A aproximação das duas agências visa, também, à colaboração com universidades e empresas que atuam no segmento espacial

Coordenação de Comunicação Social - CCS
16 de Novembro de 2020, às 17h49

Fonte: www.gob.br/aeb

A Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), participou hoje (16) de cerimônia virtual com a Agência Espacial Nacional da África do Sul (SANSA). Na ocasião, representantes das duas agências firmaram acordo de cooperação em atividades espaciais para fins pacíficos.
 
O acordo foi firmado por meio de assinatura de Memorando de Entendimento, que é a consolidação do interesse em trabalhar em conjunto, e reflete o crescente desejo do Brasil e da África do Sul em ampliar a parceria no Setor Espacial.
 
Além da assinatura do acordo, os representantes da AEB e da SANSA conduziram reunião de trabalho para discutir os primeiros passos da cooperação bilateral, vislumbrando oportunidades de parceria em temas como CubeSats, programas educacionais em espaço, Clima Espacial e Observação da Terra.

Fonte: www.gob.br/aeb

Sobre a SANSA

A Agência Espacial Nacional da África do Sul (SANSA) foi criada em dezembro de 2010, mas o envolvimento da África do Sul com pesquisas e atividades espaciais começou muitas décadas antes. A SANSA foi criada para promover o uso do espaço e fortalecer a cooperação em atividades relacionadas ao espaço e, ao mesmo tempo em que fomenta a pesquisa em ciências espaciais, tem como princípios desenvolver o capital humano e apoiar o desenvolvimento industrial em tecnologias espaciais na África do Sul.
 
Grande parte do trabalho desenvolvido pela SANSA envolve o monitoramento da Terra e do meio ambiente, através do uso de dados coletados, que visam garantir a navegação, serviços de telecomunicações e previsão do tempo, para que funcionem conforme pretendido.

Sobre a AEB

A Agência Espacial Brasileira é uma autarquia vinculada ao MCTI, responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.
 

Comentários

  1. Mais um acordo, mais fotos, mais viagens, mais cerimônias, mais discursos e assim as décadas vão se passando... Será que deste mato sairá algum coelho?

    ResponderExcluir

Postar um comentário