Conjunção do século: começa a aproximação histórica de Júpiter e Saturno

Olá, leitor!


Segue abaixo a notícia "Conjunção do século: começa a aproximação histórica de Júpiter e Saturno", publicada no site, no dia 11/11/2020.


Saudações e boa leitura!


Brazilian Space 

Conjunção do século: começa a aproximação histórica de Júpiter e Saturno

Por Rogério Leite
11 de Novembro de 2020 às 10h17

No dia 15 de novembro o céu será palco de um momento que promete ser marcante. Neste dia terá início a aproximação histórica entre os planetas Júpiter e Saturno, que culminará com a maior conjunção já vista desde 1623.

Fonte: www.apolo11.com

Para quem não sabe, o termo astronômico "conjunção" descreve o encontro visual de planetas na abóbada celeste. As conjunções planetárias são sempre belas e chamam muito a atenção.
 
Júpiter e Saturno são os maiores planetas do Sistema Solar e as grandes conjunções entre eles ocorrem a cada 20 anos e são sempre memoráveis. No entanto, a próxima conjunção desse tipo promete ser simplesmente fantástica.
 
De acordo com os cálculos, no dia 21 de dezembro de 2020 os dois planetas estarão apenas 0,1 grau angular separados um do outro. A última vez que isso aconteceu foi há 397 anos, em 1623. Para se ter uma ideia, 0,1 grau angular equivale a 1/5 do diâmetro da Lua vista no céu, ou metade da ponta do dedo indicador esticado em direção ao céu. Ou seja, os dois gigantes gasosos estarão praticamente colados entre si no firmamento.
 
A Hora é AgoraA próxima grande conjunção entre Júpiter e Saturno ocorrerá somente daqui 60 anos, em março de 2080 e não será tão colada como a deste ano. Então, aproveite. Seu bisavô não viu algo tão fantástico e provavelmente nós também não veremos mais. A hora é agora, olho no céu!
 

 

Comentários

Postar um comentário