Ministro ressalta importância da exploração espacial em seminário Brasil-Suécia

Olá, leitor! 

 

Segue abaixo a notícia "Ministro ressalta importância da exploração espacial em seminário Brasil-Suécia", publicada no site da AEB, no dia 10/11/2020.


Saudações e boa leitura!


Brazilian Space

Ministro ressalta importância da exploração espacial em seminário Brasil-Suécia

Marcos Pontes disse que programas espaciais são responsáveis pelo desenvolvimento de tecnologias e inovações

10 de Novembro de 2020 às 16h57
 
Empresas suecas pretendem aumentar investimentos no Brasil
Fonte: pt.dreamstime.com
 
A exploração do espaço se torna cada vez mais importante para a humanidade, afirmou o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, durante o 2° Seminário em Espaço Brasil-Suécia, realizado nesta terça-feira (10). O evento faz parte da programação da Semana de Inovação Aeroespacial Brasil-Suécia.
 
Marcos Pontes destacou que o trabalho conjunto no setor espacial leva ao desenvolvimento de tecnologias que permitem tanto aplicações diretas, como lançamento de satélites, quanto levar seres humanos ao espaço. “A exploração espacial é realmente difícil. Mas isso produz inovações que facilitam a vida de todos no planeta e também podem ser usadas em áreas como agricultura e preservação ambiental”, destacou.
 
O ministro disse que Brasil e Suécia têm colaborações importantes em ciência, tecnologia, inovações e também no setor aeroespacial. “Acabamos de ver o voo do caça Gripen NG no Brasil”, lembrou. A apresentação do novo caça da Força Aérea Brasileira (FAB), uma parceria com a Suécia, ocorreu no dia 23 de outubro, como parte das comemorações pelo Dia do Aviador. Há 114 anos, nesse mesmo dia, o brasileiro Santos Dumont realizou o primeiro voo na história.

Impactos

Na abertura do seminário, o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Moura, reforçou que o setor espacial brasileiro é marcado pela inovação e competitividade e a parceria com a Suécia traz desenvolvimento para os dois países. “Nos próximos anos, gerações de pilotos e técnicos serão impactadas por essa tecnologia. E a Suécia certamente contribui para isso.”
 
Em sua participação, a diretora-geral da Agência Espacial Nacional da Suécia (SNSA), Anna Rathsman, relatou o histórico da agência, fundada em 1972, as missões espaciais já realizadas e suas principais áreas de atuação: desenvolvimento de infraestrutura espacial e de operações, além da promoção de pesquisa e da indústria espacial sueca. “A indústria e a comunidade científica da Suécia estão interessadas em desenvolver colaboração com o Brasil de diferentes maneiras”, afirmou.
 
A Semana de Inovação Aeroespacial Brasil-Suécia, até 13 de novembro, reúne representantes do governo, academia e indústrias dos dois países para discutir projetos de parceria no setor espacial. É a sexta reunião do Grupo de Alto Nível em Aeronáutica Brasil-Suécia (GAN), formado em 2015. A programação completa do evento pode ser conferida em https://aerospaceweek.mcti.gov.br/.

Comentários