FAB participa de Seminário sobre Defesa Nacional e Programas Estratégicos

Olá, leitor!


Segue abaixo a notícia "FAB participa de Seminário sobre Defesa Nacional e Programas Estratégicos", publicada no site da FAB, no dia 14/11/2020. 


Dentre os pontos positivos está o fato da Força Aérea Brasileira (FAB), bem como as demais Forças, terem destacado as tecnologias espaciais como críticas, em todos os seus planejamentos 


Em termos de pontos negativos, destacamos a já conhecida falta de recursos e o Comandate da FAB apresentado o VLM-1, sem data para voar e com uma capacidade de carga útil de 150 kg de massa, o que é negado em outros documentos e simulações já apresentados. 


Se o VLM-1 colocar 50 kg em uma órbita equatorial a 250 / 300 km já será uma grande surpresa...

 
Saudações, boa leitura e bom vídeo (aqui)!


Brazilian Space


FAB participa de Seminário sobre Defesa Nacional e Programas Estratégicos

Comandante da Aeronáutica abordou, entre outros temas, o Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE), o KC-390 Millennium e o F-39 Gripen

Por Tenente Cristiane e Tenente-Coronel Santana
14 de Novembro de 2020 às 08h08
 
 
 
A Escola Superior de Guerra (ESG) realizou, nesta sexta-feira (13), o Seminário de Defesa Nacional, em Brasília (DF). O evento teve como tema “Defesa Nacional e os Programas Estratégicos das Forças”, com foco na Política Nacional de Defesa (PND), Estratégia Nacional de Defesa (END) e Livro Branco de Defesa Nacional (LBDN), bem como nos portfólios dos programas e projetos estratégicos das Forças Armadas. O evento foi transmitido, em tempo real, pelo perfil oficial de YouTube do Ministério da Defesa.
 
Palestraram no evento o Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, e os Comandantes da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior; do Exército Brasileiro, General de Exército Edson Leal Pujol; e da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez.

 
Também estiveram presentes no Seminário o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Tenente-Brigadeiro do Ar Raul Botelho; o Secretário-Geral do Ministério da Defesa, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos; o Comandante da Escola Superior de Guerra, Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar; Oficiais-Generais da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira; dentre outras autoridades e convidados, civis e militares.
 
O Ministro da Defesa tratou sobre a importância de levar o assunto Defesa à sociedade. "A Política e a Estratégia Nacional de Defesa são revistas a cada quatro anos e são remetidas, por força de lei, ao Congresso Nacional para uma apreciação. Isso para fomentar o debate com os representantes do povo em relação aos assuntos de Defesa, não só de caráter prioritário da Marinha, do Exército e da Força Aérea, mas um debate para conhecimento nacional", palestrou.


Já o Comandante da Aeronáutica destacou alguns dos principais projetos estratégicos sob a responsabilidade da FAB, como o Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE), citando a inauguração do Centro de Operações Espaciais (COPE); o KC-390 Millennium, que completou um ano de operação na Força; e o F-39 Gripen, com a chegada da primeira unidade ao Brasil. Ainda sobre a Política Nacional de Defesa e Estratégia Nacional de Defesa, o Tenente-Brigadeiro Bermudez comentou: "a concepção da Força Aérea 100 apresenta as diretrizes de alto nível, que nortearão os rumos da Força Aérea Brasileira até o ano de 2041, ano que completaremos o centenário de criação do nosso Comando", disse durante a apresentação.

 
O Seminário foi o primeiro de uma série de eventos que visam ampliar a difusão das ações e atividades planejadas e realizadas pelo Ministério da Defesa, pelas Forças Singulares e por parceiros institucionais do Setor de Defesa. O objetivo foi buscar e manter o relacionamento com os setores estratégicos de interesse e ainda promover o debate e a participação da sociedade brasileira em assuntos de Defesa.
 
Confira aqui como foi o Seminário de Defesa Nacional.
 
Fotos: Soldado T. Amorim / CECOMSAER
 
Vídeo: Sargentos Barros e Poleto / CECOMSAER
 
 
 
 
 

Comentários