Motor termonuclear pode levar astronautas a Marte em apenas 3 meses

Olá, leitor!

Segue abaixo a notícia "Este motor termonuclear pode levar astronautas a Marte em apenas 3 meses", publicada no site Canaltech, no dia 17/11/2020.

Talvez um motor como esse possa mudar o projeto da SpaceX o utilizaria acoplado a uma Starship como motor principal para a ida e volta de Marte ou da Lua.

Assim teríamos lançamentos usando os foguetes super pesados (como o Super Heavy da SpaceX ou o SLS) que colocariam naves propulsoras com esses motores em órbita da Terra e outros lançamentos que colocariam naves de transporte, como a Starship, também em órbita da Terra.

Imagem: Rui Botelho (Brazilian Space).

Assim, as naves de transporte fariam um rendezvous e se acoplariam as naves propulsoras, as quais seriam acionadas para fazer a injeção transmarciana ou translunar.


Chegando a destino, a nave propulsora faria as manobras para entrada na órbita do destino (Marte ou Lua) e a nave de transporte se desacoplaria da nave propulsora e faria as manobras para a descida ao corpo celestial de destino.

Imagem: Rui Botelho (Brazilian Space).

Não só se economizaria tempo, mas também se diminuiria a carga de combustível e de suprimentos da nave de transporte já que esta não perderia tanto tempo no deslocamento. Com isso, seria possível aumentar a capacidade de carga útil de pessoas ou equipamentos a serem levados para as missões.

Saudações e boa leitura!

Rui Botelho
(Brazilian Space)

Este motor termonuclear pode levar astronautas a Marte em apenas 3 meses

Por Daniele Cavalcante
17 de Novembro de 2020, às 11h40
 
Quanto mais longa uma viagem espacial, mais tempo os astronautas ficam expostos à radiação cósmica. Por isso, Elon Musk já sugeriu um foguete com motor impulsionado a energia nuclear, capaz de encurtar o tempo que se levaria para chegar a Marte. Agora, a Ultra Safe Nuclear Corporation (USNC) afirma que projetou um novo motor termonuclear capaz de levar astronautas ao Planeta Vermelho em apenas três meses.

Para mover este motor, a empresa pretende usar um combustível de urânio pouco enriquecido (conhecido como HALEU, da sigla em inglês para high assay low enriched uranium), que poderia reduzir a viagem pela metade, de acordo com a USNC. O problema, claro, é produzir o reator nuclear para o motor e, ao mesmo tempo, garantir a segurança dos astronautas.
 
Projetos como este já vêm sendo estudado há algumas décadas, e foram descartados várias vezes pelos pesquisadores e agências espaciais. Contudo, à medida que a tecnologia avança, as chances de obter sucesso nessa empreitada aumentam. O motor termonuclear usa o calor gerado por uma reação nuclear para empurrar um veículo espacial a velocidades muito superiores às atuais. Outra vantagem em relação aos motores tradicionais é que o novo propelente de HALEU pode ser muito mais leve.

(Imagem: Reprodução/USNC-TECH)

Para os mais preocupados com os riscos de acidentes, o Departamento de Energia concorda que o combustível HALEU é menos perigoso do que parece ser. Inclusive o reator do novo motor é muito semelhante ao projeto que alimenta as próximas instalações de energia de microrreator da USNC.
 
A empresa disse que este motor oferecerá o dobro de empuxo de um motor químico, que é o tipo usado atualmente. Também promete ser mais estável, já que no HALEU o urânio é pouco enriquecido e encapsulado em cerâmica resistente a altas temperaturas. Atualmente, os foguetes movidos a combustível químico estão no limite de resistência e estabilidade, então faz sentido que o próximo passo seja uma tecnologia superior.
 
Deve demorar um pouco até que possamos ver os primeiros veículos espaciais movidos a reação nuclear. Muitos testes serão necessários até que as empresas e agências espaciais considerem a tecnologia confiável o suficiente para usar em missões reais. Também existem outras propostas interessantes, como a propulsão elétrica, então resta esperar para ver qual se mostrará mais eficiente, econômica e segura.
 

Comentários