Luxemburgo lança o Centro Europeu de Inovação de Recursos Espaciais

Olá, leitor!

Seguindo adiante na sua política e nas ações de vanguarda que vem promovendo no setor espacial, Luxemburgo acaba de lançar hoje (18/11/2020) o seu mais novo e ambicioso projeto: o Centro Europeu de Inovação de Recursos Espaciais (European Space Resources Innovation Centre - ESRIC).

Esse é mais um grande marco do pequeno país europeu, com uma área de 2.586 km², cerca de 1,7 vezes o tamanho da cidade de São Paulo, e uma população de menos de 700 mil habitantes, mas um gigante na inovação, na geração de negócios e na atração de investimentos.

Fruto da parceria entre a Agência Espacial de Luxemburgo (Luxembourg Space Agency - LSA) com a Agência Espacial Européia (European Space Agency - ESA), o Instituto de Ciência e Tecnologia de Luxemburgo (Luxembourg Institute of Science and Technology - LIST) e os Ministérios da Economia e da Educação Superior e Pesquisa de Luxemburgo, esse Centro trará um diferencial para o país e para o continente europeu, levando-os as primeiras linhas de protagonismo no setor de exploração comercial de recursos espaciais.

Assim, Luxemburgo se coloca em uma posição favorável dentro do cenário de ocupação e exploração da Lua como um entreposto e centro de reabastecimento para a exploração de Marte e de outros corpos celestes próximos a Terra.

Veja abaixo o vídeo de lançamento do Centro (em inglês):

Cabe lembrar que Luxemburgo é, juntamente com os Estados Unidos da América (EUA) e os Emirados Árabes Unidos (EAU), um dos países que possui uma legislação nacional específica para a exploração comercial de recursos extraterrestres. Além disso, Luxemburgo é um dos signatários dos Acordos Artemis, o qual também traz em seu cerne disposições sobre o uso de recursos espaciais que se opõem claramente ao Tratado da Lua, promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), de 1979, do qual nem Luxemburgo, nem os EUA, nem os EAU são signatários.

No episódio #5 do Podcast Espacial Brasileiro (PEB), que será lançado essa semana, tratamos desses temas ligados aos tratados internacionais sobre a exploração e aos Acordos Artemis, as oportunidades e implicações para o Brasil e de outros tópicos mais.

Imagem: Postagem do PEB no Tweeter em https://twitter.com/PebPodcast/status/1329006986227277825?s=20

Rui Botelho
(Brazilian Space)


Comentários