Empresas pré-selecionadas para Encomenda Tecnológica (ETEC): Quais empresas?

Olá, leitor!


Segue abaixo a notícia "Empresas pré-selecionadas para Encomenda Tecnológica (ETEC) seguem para etapa de negociação com a AEB", publicada no site da AEB, no dia 18/11/2020.


Na nossa opinião, e de muitos leitores que tem mandado e-mail nos perguntando sobre isso, consideramos UM ABSURDO a Agência Espacial Brasileira (AEB) publicar uma notícia como essa, omitindo os nomes das empresas que estão participando do processo.

Imagem: Observatório de Araguari em https://www.observatoriodearaguari.com/2019/02/falta-de-transparencia.html

Vejam abaixo uma das últimas mensagens recebidas no e-mail do BS, de um cidadão interessado em informações que a AEB deveria prover:


Aliás leitor, infelizmente, a velha guarda retrógrada que ocupava a AEB e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) há anos, saiu, mas as velhas práticas de não adotar a transparência como máxima, ainda perduram dentro da AEB.

Não queremos detalhes técnicos dos produtos ou a proposta comercial das empresas, queremos somente os nomes! É pedir muito? Tem algo errado nisso?

Por isso, dei entrada com um pedidos de Acesso a Informação reclamando da postura da AEB  em não tornar público e transparente os nomes dos participantes do processo do ETEC (vide imagem abaixo):

Dessa forma leitor (e cidadão pagador de impostos) conclamo a todos para, quando observarem atos inexplicáveis de omissão de informações que deveriam ser de domínio público, que entre no sistema da plataforma Fala.Br (aqui) e exerça o seu direito de cobrar pelas informações e de reclamar dessa falta de espírito público e de respeito que reina em Órgãos como a AEB.

E as perguntas que ficam são: 1) Por que a AEB quer esconder as informações? 2) O que a AEB quer esconder? 
 

Saudações e boa leitura de informações incompletas!


Rui Botelho

(Brazilian Space)

Empresas pré-selecionadas para Encomenda Tecnológica (ETEC) seguem para etapa de negociação com a AEB

 Primeiro contrato deve acontecer até 15 de dezembro, com possibilidade de entrega até final de abril de 2021

Coordenação de Comunicação Social - CCS
18 de Novembro de 2020 às 10h54
 
Fonte: www.gov.br/aeb
 
A Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), realizou nos dias 16 e 17 de novembro, reuniões com os consórcios pré-selecionados para o desenvolvimento e a aquisição de quatro protótipos de um Sistema de Navegação Inercial (SNI), por meio de Encomenda Tecnológica (ETEC). As reuniões têm o objetivo de negociar pontos apresentados nos Projetos de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação apresentados pelos interessados e de fornecer mais informações acerca dos próximos passos da contratação.
 
De acordo com a retificação do Termo de Referência da ETEC, publicada em 10 de setembro, a contratação será executada em seis etapas e poderá, também, ser realizada com uma ou mais empresas. A expectativa é de que os consórcios contratados, se for o caso, desenvolvam vários itens entregáveis, conforme as etapas previstas, e seguindo modelos de Desenvolvimento, Qualificação e Protótipo de Voo. Pela AEB, participaram das reuniões o diretor de Inteligência Estratégica e Novos Negócios, Paulo Vasconcellos, e o coordenador de Estudos Estratégicos e Novos Negócios, Henrique Nascimento.
 
“A proposta [da reunião] é fazer essa parte do processo de negociação para que possamos viabilizar uma contratação da ETEC até 15 de dezembro deste ano. A contratação será em duas fases, em função das condições orçamentárias, e o restante da ETEC – as outras cinco etapas – seriam contratadas em 2021, já com base em um projeto de engenharia estruturado, que será o output dessa primeira etapa, que tem previsão para encerramento no primeiro semestre do ano que vem”, ressalta Paulo Vasconcellos.
 
As empresas consorciadas que participaram da negociação demonstraram entusiasmo sobre a iniciativa da AEB, em conjunto com o Tribunal de Contas da União (TCU) e com outros parceiros. Também salientaram a importância de incentivo ao Programa Espacial Brasileiro (PEB) e das aplicações que poderão surgir por meio deste processo.
 
A AEB identificou a necessidade de desenvolvimento de um SNI, considerando que tal sistema representa tecnologia crítica e essencial para utilização em futuros veículos lançadores e outras aplicações no âmbito do PEB.  O uso deste instrumento de contratação estimula, com grande potencial, o progresso e o crescimento industrial, principalmente quanto ao domínio de tecnologias críticas e o alcance da autonomia na área espacial.

Sobre Encomendas Tecnológicas (ETEC)

É um instrumento de compra pública de inovação, caracterizada pelo estímulo à inovação nas empresas. Por meio dela, os órgãos e as entidades da administração pública poderão contratar diretamente instituições científicas e tecnológicas (públicas ou privadas), entidades de direito privado sem fins lucrativos, ou empresas (isoladamente ou em consórcio) voltadas para atividades de pesquisa e de reconhecida capacitação tecnológica no setor, com vistas à realização de atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação, que envolvam risco tecnológico para solução de problema técnico específico ou obtenção de produto, serviço ou processo inovador.

Sobre a AEB

A Agência Espacial Brasileira é uma autarquia vinculada ao MCTI, responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.
 

Comentários

  1. A consulta pública para uma nova Política Nacional do Espaço aberta mês passado deve estar na mesma toada. Essa turma só expressa desalento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Gustavo. É o serviço público, voltado para atender aos seus interesses próprios e não aos interesses da sociedade, dentre estes, a informação.

      Excluir
    2. Olá amigos do BS!

      Como já disse diversas vezes aqui anteriormente, ninguém nesse governo tem o objetivo de mudar coisissima nenhuma, e sim continuar propagando fantasias. Enfim..

      Abs

      Duda Falcão

      Excluir

Postar um comentário