[BS Urgente] Explosão no Centro de Lançamento de Alcântara pode ter sido de um foguete de treinamento

Olá, Leitor!

Recebemos há cerca de 1h (18:36h, horário de Brasília) um informe que hoje, provavelmente pela tarde, houve uma explosão no Centro de Lançamento de Alcântara - CLA (Alcântara - MA) e que essa explosão estaria ligada a um teste de foguete que estava sendo realizado nas instalações do Centro.

Imagem: CLA em https://www2.fab.mil.br/cla/index.php/2014-12-11-17-51-57/386-acordo-de-salvaguardas-tecnologicas-e-necessario-para-abertura-do-cla-ao-mercado-global

Através da nossa rede de colaboradores, identificamos uma publicação no Portal MA10 (veja aqui), que traz a mesma informação, mas não confirma os detalhes e se houve algum comunicado oficial confirmando o ocorrido.

Estamos buscando mais informações e vamos acompanhar o caso para confirmar ou não o ocorrido, inclusive já enviamos um e-mail para a Assessoria de Imprensa do COMAER.


Caso a notícia seja confirmada, acreditamos que o foguete envolvido seja um FTB (Foguete de Treinamento Básico) ou um FTI (Foguete de Treinamento Intermediário), pois, segundo as informações que ja detínhamos sobre as operações previstas para esse período do ano, não haveria nenhum outro tipo de foguete no CLA capaz de provocar uma explosão.

Imagem: Os foguetes de treinamento modelos FTB e FTI em https://pt.wikipedia.org/wiki/Fogtrein

Em tempo, o BS deseja que todos os membros do CLA estejam bem e que não tenha ocorrido nada demais.

Rui Botelho
(Brazilian Space)

Comentários

  1. em País dos 7 dias de Carnaval , Futebol e 6 Novelas Diária , só pode Gerar PIRATAS, vergonha 1OO% , CEM C O M E N T Á R I O S ,.........

    ResponderExcluir
  2. Viagens, fotos, cerimônias, palestras, passagens de comando, comissões , seminários, assinatura de acordos, reuniões, visitas parlamentares, jantares ... Ainda bem que desta vez não há notícia de mortes nem de feridos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário