A segunda falha em um ano e meio: os europeus perderam um foguete Vega e dois satélites

Olá, leitor! 

 

Segue abaixo a notícia "A segunda falha em um ano e meio: os europeus perderam um foguete Vega e dois satélites", publicada no site Avalanche Notícias, no dia 17/11/2020.


Saudações e boa leitura!


Brazilian Space

A segunda falha em um ano e meio: os europeus perderam um foguete Vega e dois satélites

17 de Novembro de 2020
 
Fonte: www.avalanchenoticias.com.br
 
O lançamento de ontem do propulsor Vega do espaçoporto de Kourou, na Guiana Francesa, fracassou. Após ligar os motores da última quarta etapa, o foguete desviou-se do curso e se perdeu. A bordo do porta-aviões estavam dois satélites – espanhol e francês, que também foram considerados perdidos. Este é o segundo voo malsucedido de Vega no último ano e meio.

Booster Vega

O veículo de lançamento Vega foi desenvolvido principalmente pela agência espacial italiana. Este LV é uma classe leve para lançar uma carga útil de até 1.500 kg em uma órbita polar de até 700 km de altura e para lançar satélites em uma órbita de baixa referência e uma órbita sincronizada com o sol. O primeiro lançamento do Vega ocorreu em 13 de fevereiro de 2012. Desde então, o porto RN já fez 17 lançamentos, mas dois deles não tiveram sucesso recentemente.
 
O anterior lançamento malsucedido ocorreu em julho de 2019. Então o satélite para os Emirados Árabes Unidos foi perdido. Uma investigação revelou que um dos motores do acelerador havia falhado. Durante o lançamento malsucedido de ontem, a anomalia em vôo começou após a partida dos motores do quarto estágio. O foguete Vega é um foguete de quatro estágios. Seus três estágios são movidos por motores de combustível sólido, e o quarto é movido por um motor de propelente líquido. Após a partida dos motores da quarta etapa, o foguete desviou-se da trajetória especificada e foi posteriormente considerado oficialmente perdido.
 
O satélite espanhol SEOSAT-Ingenio e o francês TARANIS foram perdidos junto com o foguete. O satélite SEOSAT-Ingenio foi projetado para observar a superfície da Terra com duas câmeras com resolução de 2,5 m. O francês TARANIS deveria monitorar fenômenos elétricos na alta atmosfera da Terra, como sprites, riachos azuis e elfos, bem como registrar surtos gama – radiação.
 

Comentários

  1. Causa da perda. Erro humano, alguns cabos mal conectados na etapa AVUM construída na Ucrânia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário