Blocos de lixo espacial estão em rota de colisão

Olá, leitor! 

 

Segue abaixo a notícia "Blocos de lixo espacial estão em rota de colisão para a noite desta quinta ", publicada no site da UOL, no dia 15/10/2020.

 

Brazilian Space 

Blocos de lixo espacial estão em rota de colisão para a noite desta quinta


15 de Outubro de 2020 às 13h35

A rota de colisão prevista para os objetos no espaço, segundo a LeoLabs - Divulgação/LeoLabs
A rota de colisão prevista para os objetos no espaço, segundo a LeoLabs (Imagem: Divulgação/LeoLabs)
 
Dois pedaços grandes de lixo espacial estão em rota de colisão prevista para resultar em impacto na noite de hoje, segundo a companhia de mapeamento espacial LeoLabs. O choque está projetado para acontecer a 991 km do Oceano Atlântico sul, próximo à costa da Antártida. 
 
Segundo a LeoLabs, a chance de colisão dos objetos é superior a 10%, um número considerado alto dada a massa combinada do entulho: 2,8 toneladas. Ainda mais preocupante: os dois blocos de lixo espacial viajam a uma velocidade relativa de mais de 52 mil km/h.
 
"Esse evento continua sendo de muito alto risco e provavelmente continuará dessa forma ao longo de período de aproximação das massas", publicou a LeoLabs no Twitter, ontem. Ainda no Twitter, o astrônomo e rastreador de satélites Jonathan McDowell, do Centro de Astrofísica de Harvard-Smithsonian, identificou os objetos como sendo os restos de um satélite de navegação soviético chamado Parus e um componente de foguete chinês. 
 
A LeoLabs monitora a movimentação e a ocorrência do impacto, prevista para acontecer (ou não) às 21h56 desta noite. Caso haja de fato uma batida entre os objetos, o aumento de lixo espacial na baixa órbita da Terra será de 10%.
 

Comentários