[BS Urgente] Clézio Marcos De Nardin é nomeado como Diretor do Inpe!

Olá, leitor!

O Dr. Clézio Marcos De Nardin acaba de ser nomeado como novo Diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O Ministro Marcos Pontes definiu o nome do Dr. De Nardin, após o processo seletivo do realizado em duas etapas, sendo a última etapa, a escolha de um dos nomes da listra tríplice resultante da etapa de candidatura e seleção inicial.

Imagem: Plataforma Lattes em http://lattes.cnpq.br/8030262077949409

Essa é uma grande notícia, pois o Dr. De Nardin é um excelente pesquisador (veja currículo aqui), mas, também, um gestor moderno, jovem, de mente aberta e não comprometido com a ala jurássica do Inpe que tomou sob suas rédeas o controle do Inpe e até da Agência Espacial Brasileira (AEB) nos últimos 30 anos.

O Dr. De Nardin foi Gerente Geral do Programa Embrace (o Centro de Previsão de Clima Espacial do Brasil) entre 2012 e 2018. Em 2016, quando eu ainda era Tecnologista Pleno da AEB,  numa visita ao Inpe, tive a oportunidade de conhecer o Dr. De Nardin, que nos recepcionou e ciceroneou nossa visita nas excepcionais instalações do Embace e, naquele momento eu fiquei impressionado com a simplicidade, a competência técnica, mas, sobretudo, com a gestão adotada no Embrace.

Só para os senhores terem uma ideia, quando vi que o Embrace adotava metodologias ágeis (Scrum / Kamban, etc) para fazer a gestão dos seus projetos, percebi que ali estava o futuro e a nova geração de gestores que o Inpe iria precisar no futuro. Pode parecer leitor até bobagem isso, mas, para mim, que vivi a realidade distópica da (des)gestão e (des)governança da AEB, naquela época, entrar em uma instalação governamental que adotava tais metodologias era o mesmo que sair do deserto e entrar em um oásis.

Assim, considerando tudo que vi no Embrace e ouvi do Dr. De Nardin, tenho a certeza que o Ministro Marcos Pontes acertou em cheio com a escolha do novo Diretor. O novo Diretor é dos quadros do Inpe, pesquisador de renome, pessoa simples e de fino trato e um gestor à altura dos desafios que o Inpe precisa encarar para resolver questões internas e externa do cenário atual.

Imagem: Imprensa Nacional

O Brazilian Space cumprimenta o Dr. Clézio De Nardin pela nomeação!

Rui Botelho
Brazilian Space

Atualizado às 10:40h de 02 de outubro de 2020.

Comentários

  1. Rui. Utilizo os conceitos ágeis a anos em projetos de softwares (aplicativos) e automatização de processos.
    A vantagens da metodologia, tanto em produtividade quanto gerênciamento, são inúmeras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola', MMerlin! Perfeito caro amigo! O mundo já comprovou há mais de uma década o quão as metodologias ágeis podem contribuir para a gerência de projetos. Como minha primeira formação é em Ciência da Computação, atuo há muitos anos em gestão de projetos de TIC, usando metodologias ágeis.
      O que me surpreendeu, de tudo que eu tinha visto antes de conhecer o Embrace e o Dr. Clézio, foi ver uma cultura ágil em um ente público do PEB, já que na AEB o cenário era extremamente arcaico.
      Por isso usei esse tópico como exemplo, mas o Embrace é muito mais do que isso.
      Obrigado pelo sua participação!

      Excluir
  2. Olá Amigos do BS!

    Sinceramente não conheço o Dr. Clézio Marcos De Nardin, mas se o Prof. Rui Botelho endossa a sua indicação, eu assino embaixo, e vou ficar na expectativa de que o mesmo realmente venha satisfazer as expectativas realizando uma grande gestão junto ao INPE. Estou na torcida Dr. De Nardin, tenha bolas, e faça o que tem de ser feito, doa em quem doer. Quiçá amigos do BS, aparecesse também algum militar como este perfil que pudesse dá um rumo verdadeiro de Instituto de Pesquisa ao IAE???? Pois do jeito que está, não pode continuar. Sucesso Dr. Nardin.

    Abs

    Duda Falcão

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Quando profissionais qualificados e prestigiados que devotam a vida toda para a pesquisa cientifica e desenvolvimento muitas vezes sem nenhum tostão são insultados e chamados de "jurássicos", só mostra o desrespeito e o desinteresse pela ciência nesse país.

    Faz muito bem quem decide deixar esse país que odeia ciência, certamente esses "jurássicos" terão um reconhecimento melhor em países sérios em seus institutos e universidades, oportunidade tem.

    Quanto a esse novo diretor, se não for terraplanista já é uma grata surpresa.

    ResponderExcluir
  5. Não conheço o Dr. Clézio. Só o fato de não pertencer à manada das vacas sagradas já é uma grande virtude. Ele terá pela frente um instituto que faz décadas que é ideologizado. Enfrentar o status quo não será uma tarefa fácil. Desejo-lhe sucesso. Que ele tenha coragem de tomar a atitudes necessárias para fazer novamente do INPE um instituto de pesquisa que nos dê orgulho.

    ResponderExcluir
  6. Sucesso ao Dr. Clézio. O processo ágil é o que está transformando os serviços e a indústria, vide os exemplos em Fintechs, Indústria automobilística e aeroespacial. Tenho 53 anos e utilizo o processo ágil, com sucesso em minha profissão. Isso é questão de atitude de mentes abertas à inovação e ao sucesso, não de verdades insofismáveis ou de doutrinas inatacáveis.

    ResponderExcluir

Postar um comentário