Com a participação da SEPEF, Cemaden realiza webinário sobre a campanha #AprenderParaPrevenir

Olá, leitor!

 

Segue abaixo a notícia "Com a participação da SEPEF, Cemaden realiza webinário sobre a campanha #AprenderParaPrevenir", publicada no site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, no dia 29/09/2020.

 

Saudações,

 

Brazilian Space 

Com a participação da SEPEF, Cemaden realiza webinário sobre a campanha #AprenderParaPrevenir

29 de Setembro de 2020 às 16h13
 
WhatsApp Image 2020-09-29 at 15.05.59.jpeg
Fonte: www.gov.br/mcti

Com a participação da Secretaria de Pesquisa e Formação Científica (SEPEF) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), unidade de pesquisa do MCTI, promoveu na última segunda-feira (28), o webinário da Campanha #AprenderParaPrevenir 2020, organizado pela iniciativa Cemaden Educação, no âmbito do Programa Ciência na Escola.
 
A Campanha #AprenderParaPrevenir 2020 está na 5ª edição, com o objetivo de mobilizar Escolas de Ensino Básico, Defesas Civis, Universidades e Institutos de Educação, Ciência e Tecnologia para a prevenção de desastres. A proposta temática da campanha deste ano: “Desastres, desastres, desastres! O que eu posso fazer? E a Educação?” onde são abordados temas relacionados à importância dos cuidados e proteção – desde a pandemia até as mudanças climáticas – promovendo a cultura de percepção e redução do risco de desastres.
 
O webinário foi direcionado a professores de ensino fundamental participantes do “Ciência é 10”, iniciativa da CAPES, vinculada ao Ministério da Educação (MEC), que integra o Programa Ciência na Escola, do MCTI. O objetivo foi apresentar a Campanha #AprenderParaPrevenir visando mobilizar os participantes a criarem suas próprias campanhas de educação (a distância), com foco em suas comunidades escolares para a prevenção dos riscos de desastres.
 
“A ação de educação em ciência educa para a vida, pois é a observação dos fenômenos naturais. A formatação da inteligência da criança voltada para a observação é muito importante, pois ajuda a enfrentar os problemas de formas diferentes. Pensar em ciência é formar um melhor cidadão” ressaltou o Secretário de Pesquisa e Formação Científica, Marcelo Morales.

No âmbito do Programa Ciência na Escola, a SEPEF promoveu a integração de iniciativas das unidades de pesquisa vinculadas ao MCTI para promover uma educação científica de qualidade. Num primeiro momento foram envolvidos o Cemaden, com o projeto “ Ciência cidadã na escola: a experiência do Cemaden Educação”, o Museu Paraense Emílio Goeldi com o projeto “Vivências Amazônicas – O Museu Goeldi como sala de aula”, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia com o projeto “O Bosque da Ciência como laboratório para fortalecer a educação básica em ciências na Amazônia”, e o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais com o projeto “A Escola vai ao CNPEM”.
 
Os projetos das unidades de pesquisa visam promover a popularização da ciência por meio de atividades lúdico-educativas com foco nas pesquisas realizadas pelas instituições, ampliar o número de escolas atendidas com visitas monitoradas, proporcionar o conhecimento e a prática cientifica para escolas de ensino fundamental e médio por meio de ações educativas nas bases físicas das instituições e produzir materiais didáticos sobre a ciência para uso nas atividades educativas com as escolas.
 
“O MCTI é composto por 16 unidades de pesquisa e 6 organizações sociais, que têm como características gerar conhecimento científico de excelência em suas áreas de atuação e também se integrar ao entorno onde estão situadas, que, em alguns casos, são áreas distantes dos grandes centros, com pouco acesso a instituições educacionais tradicionais, garantindo desenvolvimento científico não somente nacional, mas também local,”destacou Morales. “Desse modo, é manifesto que sua integração ao Ciência na Escola é fundamental para auxiliar no alcance dos objetivos do programa.”

Comentários