Comitiva da AEB Visita UFMT e FIEMT, no Mato Grosso, Para Conhecer Demandas de Sistemas Espaciais no Estado

Olá leitor!
 
Segue abaixo uma nota postada dia (01/10) no site da “Agência Espacial Brasileira (AEB)” destacando que o presidente da Agência, o Sr. Carlos Moura e o seu diretor de Gestão de Projetos (DGEP), o Sr. Paulo Barros, conversaram com professores da UFMT e representantes da FIEMT, no Mato Grosso.
  
Brazilian Space
 

 
Comitiva da AEB visita UFMT e FIEMT, no Mato Grosso, para conhecer demandas de sistemas espaciais no estado 

Presidente da AEB, Carlos Moura e o diretor de Gestão de Projetos (DGEP), Paulo Barros, conversaram com professores e representantes da Indústria 
 
Coordenação de Comunicação Social - CCS
Publicado em 01/10/2020 09h49
Atualizado em 01/10/2020 11h23
 

Para conhecer as demandas referentes ao setor espacial no estado do Mato Grosso, o engenheiro Carlos Moura, presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), e o diretor de Gestão de Projetos (DGEP/AEB) visitaram, na última terça-feira (29.09), a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT).
 
O objetivo da conversa com o reitor, professor Evandro Aparecido Soares da Silva, e a diretora do Instituto de Física da UFMT, Iramaia Jorge Cabral de Paulo, foi conhecer a visão da universidade em relação ao uso de sistemas espaciais no atendimento de demandas locais, e pesquisas que eventualmente são realizadas por estudantes e docentes.
 
Além do reitor, dois professores também da área de economia apresentaram informações sobre pesquisas que abordam o aspecto da sustentabilidade. Com uma visão construtiva da universidade, a apresentação mostrou como transformar atividades antrópicas em coisas que também podem conversar com a riqueza ambiental, preservação e o crescimento econômico.
 

Já na FIEMT, o foco foi no diálogo com representantes da Indústria mato-grossense para abordar as principais demandas típicas da região. De acordo com o presidente da AEB, Carlos Moura, por ser muito grande, o estado tem necessidades de conectividade, observação e monitoramento de clima, aplicações agricultura, logística e no setor mineral, que é uma das grandes riquezas de Mato Grosso.
 
“Sistemas espaciais podem enriquecer informações sobre financiamento de safras e riscos meteorológicos, além de dar mais segurança, não só para o produtor, mas também para o financiador. É interessante para a AEB agregar valor nesse tipo de atividade”, destacou o presidente. 
 
A expectativa, com as duas reuniões realizadas em Mato Grosso, é que a AEB continue em contato com a universidade e a federação para desenvolver boas propostas de sistemas espaciais para o estado. 
 
Sobre a AEB 
 
A Agência Espacial Brasileira é uma autarquia vinculada ao MCTI, responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.


Fonte: Agência Espacial Brasileira (AEB) - http://www.aeb.gov.br

Comentários