Lixo espacial: SpaceX quer usar a Starship para realizar 'faxina'

Olá, leitor!


Segue abaixo a notícia "Lixo espacial: SpaceX quer usar a Starship para realizar 'faxina'", publicada no site Tecmundo, no dia 23/10/2020.


Saudações e boa leitura!

 

Brazilian Space 

Lixo espacial: SpaceX quer usar a Starship para realizar 'faxina'

 
Por André Luiz Dias Gonçalves
 
23 de Outubro de 2020 às 6h30
 
Imagem de: Lixo espacial: SpaceX quer usar a Starship para realizar 'faxina'
Imagem: Flickr/SpaceX
 
Antes de levar astronautas à Lua e posteriormente fazer parte de uma histórica missão a Marte, a nave Starship pode ser utilizada em outra importante tarefa: recolher o lixo espacial. O plano foi anunciado pela diretora de operações da SpaceX Gwynne Shotwell, durante entrevista à TIME, nesta quinta-feira (22).
 
Nomeada pela revista como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo, Shotwell disse que a espaçonave, com capacidade para transportar até 100 toneladas de carga ou 100 passageiros, pode realizar esse trabalho de coleta na órbita terrestre. Assim, ajudaria a evitar, pelo menos em parte, um dos maiores problemas para a exploração espacial.“
 
É bem possível que pudéssemos alavancar a nave estelar para ir a alguns desses corpos de foguetes mortos — foguetes de outras pessoas, é claro -— e coletar um pouco desse lixo que está no espaço sideral”, comentou a executiva, que é um dos principais nomes na direção da empresa comandada por Elon Musk. Não se trata de uma tarefa fácil, mas Shotwell revelou estar “muito animada com isso”.
 
A Starship ainda não teve a sua versão final revelada.
A Starship ainda não teve a sua versão final revelada. (Fonte:  Flickr/SpaceX)

Como a Starship ainda está na fase de testes de protótipos, deve demorar um bom tempo até que ela consiga realizar tal tipo de tarefa, caso o trabalho realmente seja aprovado pela companhia.

Aumento na quantidade de lixo espacial

Formado por satélites desativados, restos de foguetes e diversos outros tipos de equipamentos, peças e detritos, de diferentes tamanhos, o lixo espacial traz riscos para as futuras missões e até mesmo para a Estação Espacial Internacional, que já precisou se desviar de alguns entulhos, recentemente.
 
Com muitas empresas lançando cada vez mais satélites, inclusive a própria SpaceX, com a sua constelação Starlink, a quantidade de lixo espacial tende a aumentar consideravelmente. Atualmente, estima-se que há mais de 34 mil detritos com mais de 10 centímetros de largura na órbita terrestre, além de 128 milhões de fragmentos menores.
 

Comentários

  1. Olá amigos do BS!

    De pseuda espaçonave interplanetária, esse tanque de água narigudo vai se transformar em caminhão de lixo, kkkkkkkkkkkkk. Bom pelo menos tera uma utilidade. Kkkkkkkkkkkkk.

    Duda Falcão

    ResponderExcluir

Postar um comentário