Blue Origin, de Jeff Bezos, lança foguete e bate recorde da SpaceX de Elon Musk

Olá, leitor! 

 

Segue abaixo a notícia "Blue Origin, de Jeff Bezos, lança foguete e bate recorde da SpaceX de Elon Musk ", publicada no site Engenhariae, no dia 13/10/2020.

 

Esse fantástico veículo, não só bate o recorde de reusabilidade, mas amplia, e muito, as possibilidade de realização de experimentos em ambiente de microgravidade, devendo, também, reduzir os custos de tais operações, sem contar as tão esperadas operações de turismo espacial que deve realizar em breve..


É um momento fascinante esse que estamos vivendo!


Saudações e boa leitura!

 

Brazilian Space

Blue Origin, de Jeff Bezos, lança foguete e bate recorde da SpaceX de Elon Musk

 
Por Ademilson Ramos
 
13 de Outubro de 2020  
 
(Fonte: engenhariae.com.br)
 
A Blue Origin, empresa aeroespacial fundada por Jeff Bezos, CEO da Amazon, lançou nesta terça-feira, 13 de outubro, um foguete New Shepard a partir de sua base no oeste do Texas e fez história: foi a sétima vez que o foguete foi reutilizado, superando a marca anterior da SpaceX, com seis lançamentos de um de seus Falcon 9.
 
Vale ressaltar que o New Shepard e o Falcon 9 são diferentes: o foguete da Blue Origin foi projetado para voos suborbitais, enquanto o Falcon 9 é muito mais robusto, capaz de colocar carga em várias posições em órbita da Terra e também de levar carga e tripulação à Estação Espacial Internacional.
 
O lançamento estava programado para setembro, mas foi adiado diversas vezes devido a problemas técnicos e do clima.
 
Um dos equipamentos testados durante a missão foi um sensor de alunissagem que está sendo desenvolvido para a missão Artemis, da Nasa, que pretende levar astronautas novamente à Lua daqui a 4 anos.
 
Também estavam a bordo equipamentos como um novo sistema para cultivo de plantas aquáticas que poderão suplementar a dieta dos astronautas em longas missões e um novo sistema de refrigeração para componentes eletrônicos de espaçonaves.
 
O foguete levou ao espaço um lote de cartões postais escritos por estudantes dos Estados Unidos, com a resposta à pergunta: “Por que a Terra precisa do espaço?”. Após o voo, os cartões serão enviados pelo correio de volta aos autores.
 
Sete minutos após o lançamento o foguete retornou à Terra e pousou verticalmente a cerca de 3 km do ponto de partida. Três minutos depois foi a vez da cápsula, onde a Blue Origin espera transportar turistas para o espaço, que retorna com ajuda de paraquedas e retro-foguetes para suavizar o impacto do pouso.
 

 
Fonte: OD

Comentários

  1. É um recorde que não significa muito para mim. O New Shepard é um foguete mais simples que o Falcon 9, tem menos motores, sofre menos durante o retorno, pousa em terra, e mesmo assim tem demorado MESES entre cada teste. O ultimo tinha sido em 2019, quase um ano entre os testes.
    Alguém pode dizer que eles precisam desenvolver e certificar a capsula para voos humanos e que isso demora. Tudo bem, eu concordo, mas isso não é impecilio para testar o foguete com mockups enquanto a capsula principal não fica pronta. É brochante aguardar meses para ver um novo teste e ter um scrub faltando 2 minutos, por causa de alguma falha no foguete. O seu foguete é reutilizável, caramba! Teste incansávelmente procurando as falhas, se quebrar explodir basta construir outro. Sem querer simplificar, mas é apenas metal forjado, os mesmos engenheiros que construiram um podem construir outros. Onde está a frota de New Shepards? Onde está o "Gradatim Ferociter" que eles exibem tão orgulhosos como lema da empresa?
    Talvez antes do final do ano a SpaceX faça o sétimo voo do mesmo booster, e é questão de meses para fazerem 8... 9... 10.
    E

    ResponderExcluir

Postar um comentário