NASA escolhe empresa privada para buscar água congelada no polo sul da Lua

Olá, leitor!  
 
Segue abaixo a notícia "NASA escolhe empresa privada para buscar água congelada no polo sul da Lua", publicada no site Canaltech, no dia 22/10/2020.

 

Saudações e boa leitura!

 

Brazilian Space 

NASA escolhe empresa privada para buscar água congelada no polo sul da Lua

 
Por Danielle Cassita
 
22 de Outubro de 2020 às 18h30
 
Por meio da iniciativa Commercial Lunar Payload Services (CLPS), a NASA selecionou a empresa Intuitive Machines of Houston para levar à Lua, em 2022, seu experimento PRIME-1, que conta com uma broca e um espectrômetro de massa. Para a empreitada, a empresa recebeu a soma de U$ 47 milhões. De acordo com os oficiais da agência espacial, essa será a primeira missão em busca de água congelada no interior do nosso satélite natural.
 
A Intuitive Machines utilizará o lander NOVA-C para isso, que levará cerca de 40 kg de carga útil do PRIME-1. "Estabelecer os fundamentos para levar humanos outra vez para a Lua é uma honra incrível e um grande desafio", disse Steve Altemus, CEO da empresa. "Na Intuitive Machines, somos alimentados pela busca dessas missões audaciosas que vão redefinir o que um pequeno negócio pode fazer".
 
Veja a animação abaixo, que demonstra o funcionamento do PRIME-1: 
 

 
Com a broca, o PRIME-1 vai realizar uma perfuração de cerca de 1 metro de profundidade na superfície lunar em busca de gelo. O experimento inclui também um espectrômetro de massa, que irá medir quanto gelo da amostra coletada foi perdido durante a sublimação, processo que ocorre no vácuo do ambiente lunar. "O PRIME-1 vai nos fornecer informações importantes sobre os recursos na Lua e como extraí-los", explica Jim Reuter, administrador da NASA.
 
O gelo lunar é um recurso importante para a presença humana na Lua e deverá ser melhor explorado com o programa Artemis, que busca levar a primeira mulher e o próximo homem para lá em 2024. Para Thomas Zurbuchen, administrador associado da NASA para missões científicas, as informações coletadas pelo PRIME-1 e demonstrações de tecnologia e instrumentos científicos serão importantes para um entendimento melhor de como construir a presença lunar sustentável.
 
Uma versão da broca lunar da PRIME-1 e do espectrômetro de massa será usada no rover VIPER, o próximo rover robótico lunar da NASA que deverá ser lançado em 2023. Essa missão também vai voar para o polo lunar em busca de gelo que possa ser importante para futuras missões que aconteçam por lá. O lançamento será feito pela Astrobotic.
 
Fonte: NASASpace.com

Comentários