Em resultado inédito, mulheres vencem hackathon promovido pela Nasa em Salvador

Olá, leitor! 

NASA International Space Apps Challenge foi realizado, em Salvador e em outras 147 cidades do mundo (14 no Brasil), no último final de semana (e mais nos dias 02, 03 e 04 de outubro), tendo como resultado em Salvador, a vitória de duas equipes femininas irão representar o estado e o Brasil na etapa mundial da competição.

Imagem: Redes sociais NASA Space Apps Challenge Salvador.

Com resultado histórico divulgado na terça-feira (06), a edição é a primeira em que grupos formados somente pelo gênero feminino são escalados para representar a cidade na etapa mundial. A competição, que foi realizada simultaneamente em todo o mundo, acontece desde 2018 na capital baiana. Este ano, 60% dos participantes que entregaram os projetos foram mulheres.

“Fizemos história! Esta foi a edição com maior participação feminina e, por mérito, elas venceram a etapa local. Independentemente do resultado do mundial, estamos muitos contentes com este resultado, com a representação feminina que sempre buscamos aumentar em cada edição”, ressalta Leka Hattori, representante local da competição, que desenvolveu o aplicativo Space&Terra exclusivamente para o evento, que esta edição foi 100% virtual.

A equipe vencedora, chamada H.E.R., reuniu as engenheiras de petróleo Larissa Nery, de 25 anos, e Isabella Moresco, 24, além da arquiteta Natália Cunha, 24, e da designer Gabriela Pereira, 23. Elas desenvolveram um sistema independente capaz de captar água da atmosfera e devolvê-la ao solo em forma de chuva artificial, com o intuito de evitar incêndios.

Imagem: Redes sociais NASA Space Apps Challenge Salvador.

Já a equipe Hypatia, segunda colocada, criou um projeto com a missão de acabar com a desigualdade na nutrição ao usar batatas transgênicas, de fácil cultivo, contendo o gene de produção da vitamina B-12, componente encontrado exclusivamente em produtos de origem animal. O grupo é formado pelas estudantes de engenharia mecânica Beatriz Mota, 18, das biotecnologistas Daniela Méria, 22, e Clara Fernandez, 26, além das designers Ananda Savitri, 25, e Michelle Velasquez, 27, e da técnica em biotecnologia Talia Oliveira, 20.

Imagem: Redes sociais NASA Space Apps Challenge Salvador.


Além de disputar com equipes do mundo inteiro a possibilidade de realizar para a Nasa o projeto proposto, as vencedoras ganharão como premiação um day use em Costa do Sauípe, resort all inclusive em um dos melhores destinos de praia do Brasil, além da participação no Programa De Aceleração 2021 do Sebrae Bahia e o curso “Você: Profissional do Futuro” da Trêsbês.

O Brazilian Space cumprimenta as equipes vencedoras e todos os participantes do evento, bem como a comissão organizadora, na pessoa da incansável Leka Hattori.

Vamos lá meninas! Vamos arrebentar no mundial!

Brazilian Space

Comentários

  1. Parabéns jovens pelo trabalho, Deus as ilumine semre cuidem da Terra assim cuidarão de seus descendentes tbm Gde abraço a todas. Avante!

    ResponderExcluir

Postar um comentário