CTO da Startup Brasileira Acrux Apresenta Artigo Sobre Projetos de Nano/Microlançadores no IAC 2020

Olá, leitor!


Na semana passada, o Dr. Oswaldo Loureda, Sócio e CTO da startup brasileira Acrux Aerospace Technologies, apresentou o artigo "LOW-COST SOLUTION TO COMMERCIALLY FEASIBLE NANO AND MICRO LAUNCH VEHICLES" no Congresso Internacional de Astronáutica (International Astronautical Congress - IAC), um dos maiores, senão o maior, evento de astronáutica do mundo, realizado pela renomada Federação Internacional de Astronáutica (International Astronautical Federation - IAF).

O artigo apresentado na sessão "D2.7. Small Launchers: Concepts and Operations (Part I)" do evento traz uma análise de custos e de viabilidade do mercado de lançamento para nano e microlançadores, apresentando a família de 3 nano/microlançadores (Família Montenegro) estudados e propostos pelo Dr. Oswaldo Loureda e pela Acrux, os quais, inclusive, já foram motivo de discussão em outros congressos e eventos, já tendo sido, inclusive, apresentados ao Ministro Marcos Pontes, há cerca de 1 ano.



Esses microlançadores se baseiam em motores foguetes sólidos de veículos de sondagem já desenvolvidos e validados em voo no Brasil, ou seja, com herança de voo e com domínio tecnológico nacional, sendo adaptados para a função de veículos lançadores pela adição, entre outras modificações e adaptações, de um estágio de inserção em órbita (kick-stage) com um pequeno motor líquido, já em desenvolvimento pela Acrux, que faria a inserção dos payloads em órbita, com a precisão que tal operação necessita.

A ideia de usar veículos de sondagem adaptados para a função de microlançadores já foi validada pelos japoneses que, no ano de 2018, lançaram um cubesat 3U em órbita usando o veículos de sondagem SS-520-5, adaptando um kick-stage ao mesmo (veja aqui).

Veja a apresentação do artigo abaixo:

Clique na imagem para abrir o vídeo.

Sendo assim, com a tradição que já o Brasil já possui com motores foguetes sólidos e veículos de sondagem, essa possibilidade seria um caminho natural para o nosso País, se não fosse a burocracia e os grilhões que nos prendem a antigas "parcerias" no setor espacial, que não dão margem para que novos arranjos produtivos e soluções disruptivas, ágeis e inovadoras, vindas de startups tenham a atenção dos gestores do PEB.

Enquanto o PEB teima em não querer mudar, os nossos pesquisadores e empreendedores vão dando show fora do País, enquanto, aqui dentro, as coisas se arrastam como se já não tivéssemos tantos anos de atraso no acesso ao espaço.

Parabenizamos o Dr. Oswaldo Loureda e a Acrux pela excelente repercussão do trabalho e esperamos que a letargia dos entes governamentais não deixem esse projeto ser conduzido fora do Brasil, já que tem encontrado muito boa receptividade lá fora, diferentemente do que ocorre aqui.

Já pensou a ironia que seria se um projeto de um veículo de uma empresa brasileira fosse patrocinado e realizasse o seu primeiro voo fora do País?

Saudações,

Rui Botelho
Brazilian Space

Comentários

  1. Bom, pelo menos podemos dar uma respirada de ar fresco. Agora é torcer que a administração dessa - e todas - as Startups seja melhor do que tivemos no setor público. Tenho esperança que seja.

    ResponderExcluir
  2. Olá Prof. Rui e leitores do BS!

    Pois é, foi muito bom que essa apresentação tenha sido feita pela Acrux neste importate Congresso Aeroespacial, bem como tambem de ter chegado a Sociedade Brasileira a informação de que esse projeto foi apresentado ao Ministro Marcos Pontes há cerca de um ano, não só para que a Comunidade Espacial tenha ciência de que temos a tecnologia para desenvolvemos os nossos proprios lançadores, bem como para Sociedade Brasileira finalmente entender que como nos governos anteriores, esse governo não tem intenção nenhuma de colocar o país definitivamente no clube dos países que dominam o ciclo completo de acesso ao espaço. O ministro Marcos Pontes teve em suas mãos a grande oportunidafe de fazer história e simplesmente optou pela manutenção do 'status quo' da incompetência desses dinossauros sangue-sugas que ainda ditam as cartas nos bastidores do PEB, enquanto o tal ministro continua deslumbrado com o poder e mais peocupado em registrar seu nome na história como garoto propaganda do combate a pandemia do Covid-19. Enquanto isso leitores do BS, certamente após essa apresentação os convites para que o Dr. Oswaldo Loureda é sua equipe deixem o país para realizar seus projetos em outras nações (que já não eram poucos), venham se acentuar, e a minha sugestão é que o mesmo escolha a melhor proposta é dê uma banana para o garoto propaganda do Covid-19 e seus apoiadores cheios de leotria e conversa fiada.

    Abs

    Duda Falcão

    ResponderExcluir

Postar um comentário