I Seminário de Direito Espacial da OAB presta homenagem ao prof. José Monserrat Filho

Olá, leitor!

Com mais de 1300 reproduções no canal do Youtube da OAB Nacional, encerrou-se na noite de ontem (6 de outubro de 2020) o I Seminário de Direito Espacial da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O Seminário, inédito no âmbito da OAB Nacional, foi realizado entre os dias 5 e 6 de outubro justamente na Semana Mundial do Espaço (World Space Week), que é comemorada anualmente, desde 1999, entre os dias 4 e 10 deste mês.

O Painel 2 do evento foi dedicado ao Professor José Monserrat Filho, vice Presidente da SBDA (veja aqui matéria especial no vídeo inaugural do canal do Brazilian Space TV), e um dos grandes expoentes do direito espacial em nosso país.

Para assistir, clique no botão acima!


Na abertura dos trabalhos mediados pelo Dr. Wagner Dockhorn (Membro da Comissão de Direito Aeronáutico Espacial e Aeroportuário da OAB/RJ), o professor Monserrat, em vídeo, agradeceu a homenagem e fez um verdadeiro chamamento aos jovens brasileiros para interagirem com o programa espacial brasileiro. Em seguida, o Professor Paulo B. Casella, professor titular da USP, proferiu a palestra inaugural do painel: “Direito Internacional, aeronáutico e do espaço exterior: contextualização histórica e cultural”. 

Na sequência, a Professora Maria Helena Fonseca de Souza Rolim (Professora Doutora do UN/IMLI em Malta) abordou o tema: “Novos Rumos e Tendências do Direito Espacial à Luz da Evolução da Tecnologia Espacial”. A doutora Maria Helena destacou, entre outros pontos, a necessidade de uma lei geral do espaço para trazer segurança jurídica ao setor frente aos novos desafios colocados nos últimos anos. 

Em seguida, a Doutora Tatiana Ribeiro Viana (Consultora Jurídica em Direito Espacial e radicada na Itália) abordou em sua palestra o seguinte tópico: A evolução do Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Exterior (UNOOSA): de uma pequena unidade especializada a órgão central da ONU na coordenação das atividades espaciais de natureza civil, e na promoção da agenda do desenvolvimento global e da manutenção da paz entre os povos. Foi feita uma retrospectiva de toda a criação da UNOOSA e da participação do Brasil desde os seus primórdios, destacando, ainda, a atuação do professor Monserrat, o grande homenageado da noite. 

Por fim, o painel 2 contou com a primorosa palestra do professor Olavo Bittencourt (Professor. Doutor da Universidade Católica de Santos), um dos maiores expoentes do direito espacial no Brasil na atualidade, que proferiu sua palestra sobre o Grupo Internacional de Trabalho da Haia sobre Governança de Recursos Espaciais: Resultados e Perspectivas.

Foi destacado pelo professor Olavo a importância do trabalho realizado pelo referido grupo internacional e como o resultado deste pode ajudar o Brasil na formulação de sua política espacial.

Por último, o painel 3 abordou o trabalho das comissões de direito espacial no âmbito da OAB, contando como moderadora a Dra. Isabella Vilhena (Mestre em Direito Aeronáutico e Espacial pela McGill University). As comissões seccionais da OAB foram representadas pelos seguintes membros: Dra. Thais Strozzi Coutinho Carvalho (OAB/DF); Dr. Luiz Guilherme Morais (OAB/AM); Dr. Felipe Bonsenso (OAB/SP) e Dr. Fabio Gomes Sousa (OAB/MG). 

Por fim, o Dr. Antonio José (Presidente da Comissão de Direito Aeronáutico, Espacial e Aeroportuário do Conselho Federal da OAB) encerrou o I Seminário de Direito Espacial da Ordem dos Advogados do Brasil.

Dada a positiva repercussão do evento nos âmbitos acadêmico, político e jurídico espera-se que o Seminário tenha continuidade nos próximos anos.

Em tempo, cabe aqui o registro e cumprimentos do Brazilian Space ao trabalho da Comissão Organizadora e de todos os envolvidos, nas pessoas do Dr. Ian Grosner e do Dr. Antonio José, que lideraram os preparativos e a execução do Seminário, extensivos a própria OAB e suas seccionais, entidades vem promovendo fortemente a temática do direito espacial no Brasil.

Brazilian Space

Comentários

  1. Esperamos, sinceramente, que o evento venha para ficar no calendário da semana mundial do espaço. Obrigado ao blog e ao amigo Rui por sempre divulgarem as pequenas conquistas no campo do direito espacial. Ad astra.

    ResponderExcluir
  2. Poxa, só não mencionaram meu nome, rsrsrsrs... Um cordial abraço deste leitor assíduo da página e parabéns pelo Blog!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário