Aliança das Startups Espaciais Brasileiras é criada e tem a Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal eleitos

Olá, leitor!

A Aliança das Startups Espaciais Brasileiras (ASB) teve sua Assembleia de Fundação realizada ontem, 15 de outubro, de acordo com a  convocação realizada em Edital publicado aqui no Brazilian Space (veja aqui).


A Assembleia realizada virtualmente contou com a presença de 27 participantes de todo o Brasil, previamente habilitados, sendo 15 startups e 12 pessoas físicas interessadas em se associar como membros colaboradores da Aliança, todos motivados em "congregar, integrar, apoiar e representar as startups espaciais do Brasil" e por "fortalecer e dinamizar o mercado espacial brasileiro, através da promoção de arranjos produtivos, de incentivo a inovação e de desenvolvimento de soluções disruptivas, ágeis, competitivas e inteligentes", para o Brasil e para o mundo.

Na primeira parte da Assembleia foram realizados os procedimentos de qualificação dos presentes, seguindo-se de uma apresentação sobre a missão e a visão estratégica da ASB:

MISSÃO: Ser a entidade de referência, nacional e internacional, de integração, promoção e apoio das startups espaciais brasileiras no mercado espacial interno e mundial.


VISÃO: Representar, defender, promover e apoiar as startups espaciais brasileiras nos seus interesses e nas suas capacidades de desenvolvimento de soluções disruptivas, ágeis, competitivas e inteligentes para o mercado espacial nacional e internacional.

Além disso, como prova de que a ASB anseia pela busca da renovação e modernização do Programa Espacial Brasileiro (PEB) e, também, pelo desenvolvimento tecnológico espacial em outras regiões do País, foi ratificada a decisão de instalar a sede da Aliança no Município de Alcântara - Maranhão.

Feita essa apresentação da Comissão de Fundação, passou-se para a leitura e votação do Estatuto Social, o qual foi aprovado por todos.

...


Dando prosseguimento aos trabalhos, foram eleitos, por aclamação, os membros do Conselho Fiscal e da Diretoria Executiva, para o triênio 2020 - 2023, compostos pelos seguintes representantes da startups espaciais:

Conselho Fiscal

LUCAS DE MENDONÇA FONSECA (Airvantis);

- GILBERTO RIGOBELLO (CRON); e

- LEONARDO KAMEYAMA DE CASTRO LEITE (CLC).

Diretoria Executiva

- MARCELO HENRIQUE ESSADO DE MORAIS (EMSISTI) - Presidente;

- OSWALDO BARBOSA LOUREDA (ACRUX) - Vice-Presidente;

- CALVIN SOUTO TRUBIENE (PION)- Secretário Geral; e

- FELIPE JEAN DA COSTA (BRENG) - Tesoureiro.

Enquanto é dado prosseguimento no processo de registro e instalação da Aliança, a Diretoria Executiva irá definir, em momento oportuno, a data para a realização da cerimônia de posse dos eleitos, a qual, provavelmente, se dará de forma virtual.

Como Presidente da Comissão Organizadora de Fundação, eu, Rui Botelho, não posso deixar de agradecer às startups espaciais e aos demais colaboradores da ASB, pela confiança depositada em mim e nos demais membros da comissão, na condução do processo de criação da Aliança. 

Também não posso deixar de agradecer aos valorosos membros da Comissão de Organizadora, Roberto Dias e Cássio Oliveira, pela parceria e suporte em todos os momentos.

Por fim, institucionalmente, o Brazilian Space cumprimenta a todos que participaram e contribuíram para esse grande momento, desejando todo o sucesso para a ASB!

Rui Botelho
Brazilian Space







Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Sensacional Prof. Rui Botelho!

    Parabenizo a todos que participaram e contribuíram para criação desta entidade que considero a única esperança real de realizarmos algo de significativo e pontual no espaço. Quero aqui dizer que estarei torcendo de longe por está iniciativa e explicar o porquê de minha não participação na mesma. Acontece Prof. Rui que hoje eu sou um total e completo descrente quanto as atividades espacias do pais como um programa coordenado, serio, bem dirigido e com resultados realmente significativos, e diante disto não creio que vcs precisam de alguém com esse pensamento no meio de vocês. Vou ficar de longe torcendo e até acredito que vcs consigam realizar projetos pontuais com alguma significância, mas como programa, a verdade é que o PEB (graças a esses babacas, irresponsáveis e incompetentes) já perdeu o bonde da história há muito tempo. Sucesso a todos vcs.

    Abs

    Duda Falcão

    ResponderExcluir
  3. Desejamos boa sorte e que consigam todas estas empresas juntas deselvolver e produzir satélites e foguetes lançadores sem a participação da AEB. Todo o sucesso para o Brasil!

    ResponderExcluir
  4. agora é hora de abrir um site com todas mostrando seus trabalhos e missões com certeza vão mudar o rumo do nosso programa espacial.
    sucesso!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Mostrando as empresas envolvidas, projetos, objetivos, planejamentos, cronogramas e, principalmente, apoiadores.

      Excluir
    2. Prezados Luiz Chaves e MMerlin,

      Isto já estava sendo providenciado pelo grupo de fundação e deverá ser divulgado em breve. Lembro também que, para se obter o registro em cartório e o CNPJ da Aliança, é preciso um tempinho. Mas as coisas estão caminhando bem, obrigado!

      Excluir
    3. É isso Rui! Resiliência e perseverança no projeto! Estaremos acompanhando e torcendo pelo sucesso de todos os envolvidos.
      Abraço.

      Excluir

Postar um comentário