Nave de Empresa de Musk Leva Café, Sorvete e Robô a Estação Espacial

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada ontem (07/07) no site “UOL Notícias” tendo como destaque o envio recente de diversos produtos e equipamentos a Estação Espacial Internacional (ISS) através da espaçonave de carga “Dragon” da empresa americana SpaceX, mesma missão de um experimento estudantil brasileiro que vai abordo.

Duda Falcão

UOL NOTÍCIAS - Tecnologia

Nave de Empresa de Musk Leva Café,
Sorvete e Robô a Estação Espacial

Por Rodrigo Trindade
Do UOL, em São Paulo
07/07/2018 - 14h38

Foto: Divulgação/ NASA
Dragon cargo ship abasteceu Estação Espacial Internacional.

Embora privada, a SpaceX, empresa de tecnologia aeroespacial de Elon Musk, tem ajudado missões internacionais com suas naves e serviços. Na última semana, a Dragon cargo ship, espaçonave de carga, saiu da Terra carregando café, frutas frescas, sorvete e um robô para os astronautas na Estação Espacial Internacional.

O veículo automatizado decolou na sexta-feira da semana passada (29) do Cabo Canaveral, impulsionado pelo foguete Falcon 9. Na segunda-feira (2), astronautas da estação puxaram a Dragon para o encaixe com um braço robótico operado de dentro da estrutura espacial. O processo foi finalizado por operadores de voo localizados em Houston.

À rede de TV CBS, Kirk Shireman, gerente do programa da estação espacial no centro de Houston, explicou que esses agrados são importantes para o psicológico dos astronautas que trabalham na órbita do planeta. "Soa estranho, mas só sentir o cheiro de comida fresca, em particular, e coisas como frutas e vegetais, são agrados muito, muito bem-vindos", explicou.

Em conjunto com os alimentos, a estação espacial recebeu o robô Cimon, desenvolvido em conjunto pela IBM e pela fabricante de aviões Airbus. Usando a inteligência artificial Watson, da IBM, o robô consiste em uma tela equipada com câmeras e microfones, capaz de reconhecer rostos e vozes múltiplas, além de distinguir sotaques diferentes.


O Cimon foi desenvolvido para a agência espacial alemã e foi programado para ter uma certa personalidade – a tela que o exibe mostra um rosto sorridente.

A entrega dos alimentos e equipamentos tecnológicos foi a 15ª missão comandada pela SpaceX, que tem contratos em vigor com a Estação Espacial Internacional e com a agência americana que somam mais de 5 bilhões de dólares (R$ 19 bilhões).


Fonte: Site UOL Notícias – https://noticias.uol.com.br

Comentário: Pois é simplesmente fantástico né? Porem infelizmente o autor dessa pequena matéria do site do UOL esqueceu de citar que a espaçonave “Dragon” também está levando abordo os experimentos do programa educacional “Student Spaceflight Experiments Program (SSEP)”, programa este do Centro Nacional para Educação Científica para Terra e Espaço (NCESSE) da NASA, que está em sua 12ª edição, e no qual entre os experimentos encontra-se o experimento denominado de "Cimento Espacial" desenvolvido por estudantes brasileiros de 12 e 13 anos de escolas públicas e privadas paulistas ligadas ao Programa Garatéa. Uma pena e um tremendo gafe o autor da matéria não ter citado este importante e histórico momento para a educação brasileira.

Comentários

  1. Estudantes,experimento,Garatéa.Isto tem lá alguma importância para a nossa imprensa.Contribuições como esta estahttp://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=controle-caos-aumenta-eficiencia-aceleradores-particulas&id=010115180611 e tantas outras nunca são citadas.Tivessem levado uma bola seria lembrado.É a nossa mentalidade viralatas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário