Eclipse Lunar Mais Longo do Século Poderá Ser Visto em Todo o Brasil

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia publicada ontem (13/07) no site “Gazeta Online”, destacando que o Eclipse Lunar mais longo do século poderá ser visto em todo o Brasil.

Duda Falcão

Ciência e Tecnologia - Final do Mês

Eclipse Lunar Mais Longo do Século
Poderá Ser Visto em Todo o Brasil

O eclipse terá duração de 103 minutos e acontece entre os dias 27 e 28 deste mês

Por Michelli Angeli
mboza@redegazeta.com.br
Gazeta Online
Publicado em 13/07/2018 às 11h11
Atualizado em 13/07/2018 às 13h48

Foto: Pixabay
Maior eclipse lunar total do século acontece
em julho e poderá ser visto em todo o Brasil.

O maior eclipse lunar total do século acontece este mês, entre sexta (27) e sábado (28), e será visível em todo o Brasil. Em janeiro deste ano também foi registrado um eclipse total da lua, mas o fenômeno foi rápido. Já o que acontece no final de julho terá durabilidade de 103 minutos e é muito aguardado por ser considerado o maior do século.

O ano de 2018, como explica o Climatempo, tem vários exemplos astronômicos especiais. No verão, aconteceram duas luas cheias ‘Blue Moon’, nome dado para a segunda lua cheia no período de um mês. Uma ‘Blue Moon’, ou as duas, como este ano, só acontecem de três a cinco vezes em um século. Este evento só deve se repetir no ano de 2037.

Também este ano, em janeiro, aconteceu um eclipse total lunar, em fevereiro, um eclipse solar parcial e, nesta sexta-feira (13), acontece um eclipse solar parcial, porém, o evento só será visível numa pequena área  do planeta entre o extremo sul da Austrália e na América.

O segundo eclipse lunar total de 2018, e o maior do século, será visível, total ou parcialmente em na Austrália, Ásia, África, Europa e América do Sul e também em todo o Brasil, mas não em todas as fases.

Eclipse Melhora a Visualização de Marte

O Climatempo explica que, quando ocorre um eclipse total lunar, a noite fica mais escura, o que possibilita a melhor visualização de outros astros. Durante o eclipse dos dias 27 e 28 de julho, Marte estará muito próximo da Lua eclipsada e será possível ver melhor o planeta vermelho a olho nu.


Fonte: Site Gazeta Online – https://www.gazetaonline.com.br

Comentários