NASA Destaca Foto do Eclipse Lunar Tirada Por Brasileiro

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria postada ontem (30/07) no site do jornal “O Globo” informando que a NASA destacou foto tirada por brasileiro do eclipse lunar (Lua se Sangue) do dia 27/07.

Duda Falcão

CIÊNCIA

NASA Destaca Foto do Eclipse
Lunar Tirada Por Brasileiro

Imagem feita em Botafogo mostra Lua e Marte acima do Pão de Açúcar

Por Sérgio Matsuura
Jornal O Globo
30/07/2018 - 11:00
Atualizado 30/07/2018 - 13:13

Foto: Carlos Fairbairn
Imagem mostra a Lua eclipsada em o planeta Marte,
acima do Pão de Açúcar.

RIO — A imagem de um dos principais cartões postais do Rio de Janeiro, com a “Lua de Sangue” e o planeta Marte ao fundo, é o destaque desta segunda-feira do projeto “Astronomy Picture of the Day” (fotografia astronômica do dia), mantido pela NASA. O eclipse da última sexta-feira se tornou assunto em todo o mundo, por ter sido o mais longo do século. Ele também pôde ser visto da Oceania, Ásia, África e Europa, mas a fotografia selecionada pela agência espacial americana ressalta a composição do fenômeno com o Pão de Açúcar.

— Acho que o fato de a NASA ter escolhido essa imagem mostra como a imagem do Pão de Açúcar, um dos cartões postais do Rio, é emblemática e fotogênica, mostra como nossa cidade é lindíssima — destacou Carlos Fairbairn, autor da imagem escolhida pela NASA.

O astrofotógrafo usou um software para determinar especificamente onde a Lua nasceria e planejar como faria a imagem. Do Rio de Janeiro, cariocas e turistas puderam ver o satélite surgir no horizonte das praias da Zona Sul, em especial Copacabana e Arpoador. Da praia de Botafogo, o Pão de Açúcar bloqueava a visão no horizonte, mas a composição final com a Lua e Marte sobre o monte é espetacular.

— Eu sabia que da praia de Botafogo daria para fazer uma composição com a Lua nascendo eclipsada, Marte e o cartão postal carioca — explicou Fairbairn, destacando a presença em massa do público para a observação do eclipse. — Foi um momento muito positivo ver uma grande quantidade de pessoas utilizando um espaço público na cidade, esperando um fenômeno astronômico acontecer.

Na sexta-feira, milhares de pessoas se aglomeraram na orla do Rio de Janeiro para acompanhar o eclipse. No Forte de Copacabana, um evento especial foi organizado pela Fundação Planetário do Rio, mas as 700 senhas acabaram em poucos minutos. As pedras do Arpoador ficaram completamente tomadas pelo público, que aplaudiu o espetáculo.

— O tempo estava ótimo — afirmou Faibairn, que já teve outras fotografias destacadas pela NASA. — E Marte também estava espetacular.


Fonte: Site do Jornal o Globo - http://oglobo.globo.com

Comentário: Pois é, parabéns ao astrofotógrafo brasileiro Carlos Fairbairn.

Comentários