Grupo de Foguetes da UERJ Ganha Torneio nos Estados Unidos

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria publicada dia (20/02) no site “Veja Rio” destacando que o Grupo de foguetes da UERJ ganhou prêmio nos Estados Unidos.

Duda Falcão

CidadesCultura & Lazer

Grupo de Foguetes da UERJ Ganha
Torneio nos Estados Unidos

O foguete ATOM conquistou o terceiro lugar em uma categoria da competição internacional Spaceport America Cup

Por Redação VEJA RIO
Publicado em 20 de julho de 2018, 16h35
Atualizado em 20 de julho de 2018, 16h37

Foto: GFRJ / Facebook/Reprodução

Realizada entre os dias 19 e 23 de junho nos Estados Unidos, a competição internacional de lançamento de foguetes Spaceport America Cup premiou um time de cariocas. O foguete ATOM, criado e desenvolvido pelo Grupo de Foguetes do Rio de Janeiro (GFRJ), uma iniciativa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), ficou em terceiro lugar na categoria 10k SRAD Solid Motors (foguetes de motor sólido para apogeu de 10 000 pés). A equipe é liderada pelo físico João Canalle, que além de professor da UERJ é coordenador nacional da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

O GFRJ competiu com mais de 100 instituições estrangeiras, incluindo as reconhecidas Universidade de Harvard, MIT (Instituto de Tecnologia de Massachussets) e Caltech (Instituto de Tecnologia da Califórnia). Na prova de lançamento, que aconteceu em uma região desértica nos arredores da cidade de Las Cruces, no estado do Novo México, o voo do Atom atingiu 7 798 pés (2,37km). Na classificação incluindo todas as categorias da competição, os cariocas ficaram em 21º lugar entre 99 equipes de universidades do mundo inteiro.


Fonte: Site “Veja Rio” - https://vejario.abril.com.br

Comentário: Pois é leitor, uma boa colocação para uma equipe brasileira, a melhor nos dois últimos anos de uma equipe brasileira na “Spaceport America Cup”, competição esta que substituiu a antiga competição IREC (Intercollegiate Rocket Engineering Competition) da ESRA (Experimental Sounding Rocket Association) dos EUA. Um grande resultado para uma equipe relativamente nova e um grande incentivo para os novos objetivos desta equipe carioca. O Blog Brazilian Space parabeniza a UERJ por esta conquista, bem como a todos integrantes do Grupo de Foguetes do Rio de Janeiro (GFRJ), e em especial ao Prof. Dr. João Batista Garcia Canalle por ter acreditado e apoiado esta iniciativa desde o seu inicio.

Comentários