Agência Espacial Marca Presença na 70ª Reunião da SBPC em Maceió

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (20/07) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB), destacando que a agencia marcará presença na 70ª Reunião da SBPC em Maceió-AL.

Duda Falcão

NOTÍCIAS

Agência Espacial Marca Presença na
70ª Reunião da SBPC em Maceió

Coordenação de Comunicação Social – CCS
Publicado em: 20/07/2018 - 17h11
Última modificação: 20/07/2018 - 17h36


Os moradores de Maceió terão sua rotina alterada no período de 22 a 28 de julho, quando a cidade receberá a 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que pela primeira vez será realizada na cidade. Com o tema “Ciência, Responsabilidade Social e Soberania”, o evento acontece no campus da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em Maceió.

A Agência Espacial Brasileira (AEB) apresentará ao público visitante as atividades e os benefícios do Programa Espacial Brasileiro para o desenvolvimento do País. No espaço ExpoT&C, mostra que reúne as principais instituições da área de ciência e tecnologia, os visitantes terão acesso às maquetes de satélites e foguetes brasileiros, à sessão de filmes no planetário móvel, além de material institucional, como cartilhas, fôlderes, dobraduras de satélites e foguetes. Todo o material estará disponível no estande da AEB.

Na SBPC Jovem – espaço destinado a estudantes do ensino fundamental e médio – serão realizadas atividades lúdicas, que visam integrar escolas, ONGs e institutos, e despertar nos jovens o interesse pela ciência. Nesse mesmo espaço, a AEB desenvolverá atividades interativas, como Missão Espacial, Arena Marte, Desafio Espacial, Ilha de fotos interativas, oficina demonstrativa de uma estação meteorológica e exposição do mock up, réplica da roupa usada pelo astronauta brasileiro Marcos Pontes, na Missão Centenário.

Palestras

A ExpoT&C contará também com um espaço dedicado a pesquisadores renomados de instituições de várias regiões do Brasil. A programação científica contará com duas palestras da AEB. No dia 23 de julho, às 15h30, o presidente da Agência, José Raimundo Braga Coelho, conduzirá a mesa-redonda sobre a Base de Lançamento de Alcântara e o Direito das Comunidades Remanescentes de Quilombo. No dia 24, às 15h30, o diretor de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento da AEB, Carlos Alberto Gurgel, apresentará os principais projetos, ações e esforços para o desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro.

Também integram a programação do espaço Diálogos com o MCTIC, na ExpoT&C, mais duas palestras da AEB. A primeira acontecerá no dia 26 de julho, às 10h30, quando serão expostas as atividades científicas educacionais desenvolvidas no Centro Vocacional Tecnológico Espacial, em Parnamirim (RN), e a importância de capacitar profissionais para trabalhar no setor espacial brasileiro.

O processo de desenvolvimento do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), a transferência e a absorção de tecnologia são temas da segunda palestra da Agência, ministrada pelo diretor de Política Espacial e Investimentos Estratégicos, Petrônio Noronha de Souza, no dia 26 de julho às 14h.

Os interessados em participar das atividades da SBPC não precisam fazer inscrição, exceto nos mini-cursos, pois as vagas são limitadas. Clique aqui e confira a programação completa do evento.


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentários