Brasil e Ucrânia Negociam T. de Tecnologia do Cyclone-4


Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (01/12) no site do “Jornal da Ciência” da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) destacando com mais detalhes o que será tratado pelo presidente Lula em sua viagem a Ucrânia e a Alemanha.

Duda Falcão

MCT Busca Ampliar Cooperação Científica na Europa

O ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, acompanha nesta semana o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em viagem ao continente europeu.

Nesta terça-feira, dia 1º, o presidente Lula e o ministro Rezende desembarcam em Kiev, capital da Ucrânia. Brasil e Ucrânia desenvolvem em conjunto diversos projetos, entre eles o de cooperação espacial. O Brasil oferece condições geográficas especiais para o lançamento de foguetes, enquanto a Ucrânia desenvolve a tecnologia para o Cyclone-4, um foguete com capacidade para colocar um satélite em órbita.

Em outubro último, a empresa binacional Âlcantara Cyclone Space (ACS), que é gerenciada pelos dois países, apresentou uma proposta para desobstruir os entraves de transferência de tecnologia, com isso existe a possibilidade de o Brasil participar do desenvolvimento do Cyclone-4.

Na quarta-feira, dia 2, o ministro Rezende deve assinar acordos de cooperação em áreas consideradas prioritárias com os ucranianos, como energia nuclear, além do campo espacial. No mesmo dia, o ministro e o presidente Lula embarcam para Berlim, na Alemanha.

O Brasil é o principal parceiro da Alemanha para cooperação científica e tecnológica na América do Sul. Na visita ao País, o ministro Rezende e o presidente tratam com autoridades alemãs possíveis acordos de cooperação bilateral.

(Com informações da Assessoria de Comunicação do MCT)


Fonte: Site do Jornal da Ciência de SBPC - 01/12/2009

Comentário: Essa notícia agora é bem mais esclarecedora e se não for jogo de cena ou bla-blá-blá político, pode realmente resultar em algo de algum valor para a indústria aeroespacial brasileira. A notícia de que em outubro a Ucrânia apresentou uma proposta de desobstrução dos entraves de transferência de tecnologia é algo que se tiver veracidade poderá significar muito para país. No entanto, prefiro aguardar os acontecimentos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial