IAE Realiza Ensaios de Subsistemas do Satélite SARA
Olá leitor!
Segue abaixo uma notícia postada hoje (18/12) no site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), destacando que os testes denominados de “Ensaios Dinâmicos” do Subsistema de Recuperação da SARA (Satélite de Reentrada Atmosférica) foram realizados entre os dias 23 de novembro e 11 de dezembro desse ano.
Duda Falcão
Grupo SARA Apresenta Resultados de Ensaios do Subsistema de Recuperação
18/12/2009
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEisitrMD3Ap0kdCtxHm_iWsyPPtc7olCdBePgA5iIf6j3hSpaMoTMy_AnFaGJcD0tnC5s11Wx_1aZDEL5vkVchozX6hE4l7DhkEseBm-Ru-ty_Pq36bYvA0kOHimaVkGGU3dY9T5xiHJmE/s320-rw/Sara+1.jpg)
Os testes, denominados Ensaios Dinâmicos, realizados entre os dias 23 de novembro e o dia 11 de dezembro de 2009, tiveram por objetivo analisar o comportamento dinâmico dos pára-quedas desse subsistema, no momento da extração.
O Subsistema de Recuperação é constituído por dois tipos de pára-quedas: o Pára-quedas de Arrasto, o qual será o primeiro evento a ser disparado durante o vôo suborbital e que reduzirá a velocidade de reentrada da cápsula até a velocidade adequada para o segundo evento, equivalente à abertura dos dois pára-quedas principais, os quais terão a função de diminuir e manter a velocidade especificada no momento de impacto com a água.
Os ensaios foram realizados no Laboratório de Trem de Pouso (LTP) do IAE, com o apoio da Subdivisão de Ensaios Estruturais da Divisão de Sistemas Aeronáuticos (ASA-E). A coordenação, integração e execução dos ensaios foram realizados por engenheiros da Divisão de Integração e Ensaios (AIE) e bolsista da Divisão de Sistemas Espaciais (ASE). O registro das imagens em alta resolução, realizado por servidores do Laboratório de Registro de Imagens (AIE-LRI), possibilitaram a análise detalhada da velocidade no momento de abertura dos pára-quedas.
A Koldaev Desenvolvimento e Serviços Ltda, empresa especializada no Desenvolvimento e Ensaios de Sistemas Aeronáuticos, é a contratada para prestar serviços de consultoria durante o desenvolvimento e os testes do subsistema de recuperação para o veículo de reentrada atmosférica.
O diretor do instituto, coronel Pantoja, o vice-diretor de espaço, coronel Kasemodel, e o coordenador do projeto VLS-1, coronel Demétrio, observaram um dos ensaios executados pelo grupo. O Projeto SARA é coordenado pelo doutor Eduardo Vergueiro Loures da Costa, da Divisão de Sistemas Espaciais (ASE) do IAE.
Resultados dos Ensaios
Os ensaios também tiveram por objetivo qualificar o pessoal envolvido nas atividades de dobragem e de integração; os resultados foram bem-sucedidos em resposta ao desdobramento completo de todos os eventos pertencentes ao subsistema de recuperação.
Terminada essa fase, o grupo envolvido irá elaborar os documentos de conclusão dos ensaios, de acordo com gráficos gerados da carga em função da distância e do tempo, além de discuti-los.
O projeto possui dois documentos importantes para a garantia de abertura, que são eles: documento de Análise de Riscos e o documento de Procedimento de montagem. Tais documentos informam aos operadores os meios e as etapas da integração e os riscos e problemas encontrados durante a integração dos componentes do Subsistema de Recuperação.
Previsão
O SARA Suborbital, que está previsto para ser lançado em 2010, é constituído de quatro subsistemas: o Subsistema Estrutural, o Subsistema de Redes Elétricas, o Subsistema de Recuperação e o Subsistema do Módulo de Experimentação (MEXP).
No MEXP, também conhecido por subsistema de carga útil (payload) do SARA Suborbital, são instalados os instrumentos e experimentos científicos e tecnológicos a serem executados durante o vôo suborbital em ambiente de microgravidade.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi5tbGKdoI9pGtBWRnHAw_LiIElQxOYPiQehGIyj5c6LP9RDa8vMLGLWAMiIF6O04syIwHA-sMKbo7nyYROmN3pw2rZJ0eKhyASCtdlJMOtw5ZQ1sIf8og8Zfi1a-2FUMsrBaebpaK3_zk/s320-rw/Sara+2.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj5WGuPquFpx0GEctGDc1JXMnIr0wTJ2YpMV2xUUMYoJ4y_9-SGCTieOoh8eQK_VT9C7f5sdd77AkmFsVtGFizyUhV6saNvWmbyKDfSQEjB4im78pNbZ9bLXamIbdFNwpIJTGDh9NM1rIg/s320-rw/Sara+3.jpg)
Fonte: Site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)
Comentário: Aparentemente apesar das dificuldades encontradas pelo PEB, esse projeto continua com o seu cronograma de lançamento previsto para 2010, o que colocará o Brasil muito em breve no pequeno clube das nações que controlam a tecnologia de reentrada atmosférica. Sou um grande entusiasta desse projeto, apesar de achar que o mesmo já poderia está num estagio de desenvolvimento muito mais avançado, se não fosse os atuais problemas que afligem o programa espacial como um todo.
Comentários
Postar um comentário