Aluno da UFMG Fará Estágio em um Instituto da NASA

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia publicada ontem (15/12) no site da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) destacando que o aluno "Flávio Henrique de Vasconcelos Alves", do 8º período do curso de Engenharia de Controle e Automação da UFMG, embarca para os Estados Unidos, onde fará estágio de dois meses em um dos institutos de pesquisas da NASA.

Duda Falcão

Aluno da UFMG Fará Estágio na Nasa

Terça-feira,
15 de dezembro de 2009, às 12h28


No próximo dia 19 de dezembro o aluno Flávio Henrique de Vasconcelos Alves, do 8º período do curso de Engenharia de Controle e Automação da UFMG, embarca para os Estados Unidos, onde fará estágio de dois meses no National Space Biomedical Research Institute (NSBRI). O instituto, ligado à Agência Espacial Americana (Nasa), é o departamento responsável pelo cuidado da saúde dos astronautas.

O estágio será em análise de sinais e desenvolvimento de ferramentas computacionais aplicadas a engenharia biomédica. Flávio explica que vai estudar alterações cardiovasculares no espaço e auxiliar em cálculos de limites de tempo para missões sem gravidade. “Na verdade, estou indo sobretudo para aprender metodologias e contribuir com o pouco que sei - ainda nem terminei meu curso”, observa.

O estudante atribui a oportunidade ao incentivo e rigor dos estudos oferecido pelos professores da UFMG. “Nossos professores, além de serem muito exigentes em relação a este tipo de teoria de sinais, incentivam os alunos a pensar em situações práticas como a que irei trabalhar”, salienta.

No primeiro semestre de 2009, através do programa de intercâmbio coordenado pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFMG, o estudante, orientado pelo professor Eduardo Mazzoni, foi para Portugal. De lá, Flávio teve a iniciativa de fazer uma sugestão no trabalho de um pesquisador inglês da Oxford University. A resposta foi um convite para pesquisar durante três semanas na Inglaterra e uma carta de recomendação que garantiu a vaga para a próxima temporada no National Space Biomedical Research Institute.

Flávio Alves lembra que não existe nenhum edital aberto no momento para este tipo de pesquisa. “No entanto, os professores da UFMG, que além de mestres são verdadeiros conselheiros, me incentivaram a buscar parcerias com a iniciativa privada. Vou como estagiário da Chemtech Siemens, empresa de destaque em serviços de engenharia, que vai patrocinar integralmente minha viagem”, declarou.

(Assessoria de Imprensa da UFMG)

Reportagem da TV IG - 17/12/2009

Fonte: Site da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Comentário: Interessante essa notícia isolada de preparação de um pesquisador/aluno em um dos mais importantes institutos de pesquisa da NASA. Parabéns ao Flávio Henrique de Vasconcelos Alves pela oportunidade conquistada e torço que um dia o mesmo possa utilizar os conhecimentos adquiridos nesse estágio contribuindo na preparação de um futuro grupo de astronautas brasileiros. É sonho? Por enquanto sim, mas quem sabe?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Da Sala de Aula para o Espaço

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial