Diretor da AEB Participa de Palestra na UnB


Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (15/12) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB), destacando que o diretor de "Política Espacial e Investimentos Estratégicos da AEB", Himilcon Carvalho, participou nesta segunda-feira (14/12) da abertura do "I Brazilian-Ukrainian Workshop on Aerospace Science and Technology" realizando uma palestra sobre Programa Espacial Brasileiro.

Duda Falcão

Diretor da AEB Participa de Palestra na UnB

Coordenação de Comunicação Social / AEB
15/12/2009


Nesta segunda-feira (14), teve início o I Brazilian-Ukrainian Workshop on Aerospace Science and Technology. A abertura ocorreu no auditório da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília (UnB), com a presença de pesquisadores brasileiros, ucranianos, estudantes e do embaixador da Ucrânia no Brasil, Volodymyr Lákomov, que abordou a importância do evento e da cooperação entre os países.

O diretor de Política Espacial e Investimentos Estratégicos da Agência Espacial Brasileira (AEB), Himilcon Carvalho, em palestra, destacou o Programa Espacial Brasileiro e a necessidade do país desenvolver seu próprio lançador. Himilcon também apresentou os satélites Cbers e SCD, além dos satélites previstos para o futuro: Amazônia - 1, GPM, Lattes, Mapsar e SGB. Ele explicou a cooperação com a Ucrânia, por meio da empresa binacional Alcântara Cyclone Space (ACS). “O objetivo é entrar no mercado internacional de lançamentos com o foguete ucraniano Cyclone-4, sendo lançado a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA)”, observou.

O workshop, que termina nesta quarta-feira (16), é uma oportunidade para apresentação de trabalhos e resultados na área aeroespacial de ambos os países. No evento, organizado pelo Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, os participantes também poderão se atualizar sobre as tendências e tecnologias relacionadas à propulsão, controle e automação, veículos de lançadores e satélites.

Segundo o professor Carlos Alberto Gurgel, do Departamento de Engenharia Mecânica da UnB, a proposta é semear o conhecimento na área espacial. “A parceria visa desenvolver atividades em todos os níveis da área aeroespacial.” A intenção é criar cursos de mestrado e doutorado em Ciência e Tecnologia Aeroespacial na Universidade.


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentários