A Republica da Turquia Torna-se a '71ª Signatária dos Acordos Artemis', Reforçando Sua Participação na Exploração Lunar
Caros entusiastas das atividades espaciais!
No dia 31 de agosto o portal da NASA noticiou que a agência dáva boas-vindas à Republica da Türquia como a mais nova signatária dos Acordos Artemis.
Crédito: NASA/Bill Ingalls
Durante uma cerimônia realizada pelo Administrador da NASA, Jared Isaacman, na sede da agência em Washington, na segunda-feira, a República da Türkiye assinou os Acordos Artemis, juntando-se à crescente coalizão internacional de nações com ideias semelhantes, dedicadas à exploração espacial pacífica e transparente.
“É meu privilégio dar as boas-vindas à República da Turquia como a 71ª signatária dos Acordos Artemis”, disse Isaacman. “No ano passado, o Presidente Trump orientou a NASA a acelerar seu retorno à superfície lunar e estabelecer a primeira presença duradoura da humanidade em outro mundo, uma Base Lunar, bem como lançar as bases para a exploração tripulada de Marte. A NASA nunca realiza sozinha esses grandes empreendimentos. Na Base Lunar, estamos adotando os princípios dos Acordos Artemis e colocando-os em prática na superfície lunar. A NASA convidou todas as signatárias a participarem desse empreendimento, criando oportunidades para que as nações contribuam com grandes peças de hardware, cargas úteis científicas, demonstrações de tecnologia, CubeSats e outras capacidades para futuras missões Artemis.”
O Ministro da Indústria e Tecnologia da Turquia, Mehmet Fatih Kacır, assinou em nome da Türkiye. O Presidente da Agência Espacial Turca, Yusuf Kıraç, e o Secretário Adjunto de Estado dos EUA para o Espaço e o Meio Ambiente, Connor Tomlinson, também participaram do evento.
As recentes conquistas da Turquia em voos espaciais tripulados destacam seu compromisso com a exploração espacial. Em 2024, o primeiro astronauta do país, Alper Gezervaci, viajou para a Estação Espacial Internacional na missão Axiom Mission 3 e realizou pesquisas científicas ao lado de astronautas da NASA. Naquele mesmo ano, um segundo astronauta turco, Tuva Atasever, voou na missão suborbital Virgin Galactic 07, realizando experimentos e pesquisas de fisiologia.
A Turquia lançará em breve sua primeira missão lunar, AYAP-1, juntando-se ao pequeno, mas crescente, grupo de países que estão construindo e lançando seus próprios satélites para a Lua.
A assinatura do país também ocorre enquanto o país se prepara para sediar o Congresso Internacional de Astronáutica em Antália, em outubro. Espera-se que dezenas de signatários dos Acordos Artemis participem para discutir o futuro da exploração espacial pacífica e transparente.
Em 2020, a NASA e o Departamento de Estado uniram-se a outras sete nações fundadoras para estabelecer os Acordos Artemis, em resposta ao crescente interesse em atividades lunares tanto por governos quanto por empresas privadas. Eles introduziram o primeiro conjunto de princípios práticos destinados a melhorar a segurança e a coordenação entre as nações à medida que exploram a Lua, Marte e além, comprometendo as nações a:
* explorar de forma pacífica e transparente
* prestar assistência àqueles que necessitam
* possibilitar o acesso a dados científicos
* garantir que as atividades não interfiram nas atividades de outros
* preservar locais e artefatos historicamente significativos por meio do desenvolvimento de boas práticas
Ao assinar os Acordos Artemis, as nações abrem caminho para oportunidades de futuras explorações lunares com a NASA, promovendo o retorno da humanidade à Lua e moldando a Era de Ouro da exploração e inovação espacial.
Brazilian Space
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários
Postar um comentário